Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

MEI: saiba quando é obrigatório e quais são as vantagens de contar com um Certificado Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8.8

Certificado digital possibilita emitir nota fiscal eletrônica e abre espaço para que sua empresa ganhe escala

Você sabia que existe uma situação em que o MEI é obrigado a ter certificado digital? Isso ocorre quando ele opta por emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o que pode ser uma exigência de alguns clientes e também uma condição para que a sua empresa cresça.

Na prática, se emitir nota fiscal eletrônica, o MEI precisa cumprir os mesmos requisitos aplicados às demais empresas — e a certificação é um deles. Se essa for uma tarefa rotineira, é ainda mais válido providenciar o certificado digital.

Hoje em dia, muitas empresas estão cadastradas em plataformas de e-commerce, negociando com clientes do país inteiro. Nesses casos, o MEI pode precisar emitir a nota fiscal eletrônica e, para isso, vai precisar do certificado digital MEI.

Vale lembrar que, nesse contexto, não há fronteiras entre negociantes. Portanto, a negociação virtual, bem como a assinatura eletrônica de contratos e a emissão de notas fiscais eletrônicas se fazem necessárias.

Mesmo nos casos em que o certificado digital não é obrigatório, ele oferece uma série de vantagens, uma vez que permite cumprir obrigações fiscais de forma segura, evitando burocracias trabalhistas ou com a administração tributária.

Confira alguns dos benefícios com os quais o MEI pode contar ao optar por ter o certificado digital:

  • desburocratização de rotinas fiscais e trabalhistas;
  • assinatura digital de contratos e documentos, com a mesma validade que a versão impressa;
  • possibilidade de emitir Nota Fiscal Eletrônica, que é exigida por alguns clientes, especialmente os maiores;
  • segurança na transferência e recebimento de informações da Receita Federal;
  • uso de chaves criptográficas para garantir a segurança das informações da empresa e confirmar sua identidade digital, minimizando o risco de fraudes ou de problemas fiscais e trabalhistas.

O certificado digital é oferecido por Autoridades Certificadoras que estão vinculadas ao ITI (Instituto Nacional de tecnologia da informação). Você pode adquirir seu certificado digital MEI na Serasa Experian. O e-MEI da Serasa Experian é a identidade digital exclusiva para micro empreendedores individuais que potencializa ainda mais o seu negócio e permite empreender com toda segurança.

Se o seu negócio está ganhando escala e empresas estão contratando seus serviços, chegou o momento de emitir Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Confira o site da Serasa Experian Certificado Digital e saiba mais sobre o tema.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.