Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Semana do Contador: reflexões sobre a profissão

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
4.8

A semana de 20 a 26 de setembro é considerada a semana do contador, veja algumas reflexões sobre a profissão!

Essa semana é dedicada aos profissionais da Contabilidade. Afinal, o dia 22 de setembro marca a criação dos cursos universitários de Ciências Contábeis no Brasil, por meio do Decreto-Lei 7.988 (ainda no governo de Getúlio Vargas). Essa data foi instituída, desde então, como Dia do Contador, como informa o site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Ao todo, segundo o órgão representativo, são mais de 350 mil profissionais da área atuando no País. E é evidente que, desde então, a profissão passou por inúmeras transformações e se modernizou. Sobretudo nas últimas décadas, com o avanço da informática e, mais recentemente, dos sistemas on-line.

Se, durante muitos anos, a figura do contador esteve associada, no imaginário de muitas pessoas à burocracia, hoje os contadores são, antes de tudo, profissionais integrados ao ambiente digital e que atuam em funções cada vez mais estratégicas. Funções ligadas a questões como o planejamento tributário e o relacionamento dos contribuintes com entidades como a Receita Federal.

Certificação Digital como aliada importante

Nesse contexto, a Certificação Digital vem se revelando um poderoso aliado dos contadores. Ela permite um acesso facilitado aos sites de órgãos como a já mencionada Receita Federal, o Ministério do Trabalho e os cartórios. Facilitando a realização de operações antes presenciais e permitindo a esses profissionais um foco em atividades mais críticas e, em geral, mais valorizadas, como a de consultoria.

O atual contexto, em que o isolamento social acelerou a transformação digital de uma série de atividades e serviços, faz com que o uso da Certificação e de outros sistemas digitais ganhem ainda mais importância. Esse horizonte em que a digitalização se torna inexorável conta, ainda, com dois ingredientes-extra: a Lei Geral de Proteção de Dados, que acaba de entrar em vigor, e a Estratégia de Governo Digital 2020/2022, que tem como objetivo digitalizar todos os órgãos federais em um cenário em que cerca de 70% da população tem acesso frequente à Internet. A estratégia coloca a Certificação como um de seus principais pilares, no Objetivo 12 (“Identidade Digital do Cidadão”).

As perspectivas, portanto, são desafiadoras e ao mesmo tempo, promissoras. A profissão de contador chega ao seu 75º aniversário de regulamentação diante de um mundo totalmente novo.

Você é um Contador e ainda não possui Certificado Digital?

Por fim, nós, da Serasa Experian, temos o produto perfeito para você: o e-Contador. Esse é o Certificado Digital específico para profissionais dessa profissão, com um valor especial. Adquira já o seu acesse E-Contador.

Leia também:

Como o certificado digital pode ajudar quem estiver na malha fina

Como acompanhar o status do IR 2020

Você sabia que o uso do e-CPF pode facilitar sua vida?

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.