Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Semana do Meio Ambiente: notas eletrônicas economizam bilhões de papéis

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Na Semana do Meio Ambiente, a implementação e o uso das Notas Fiscais Eletrônicas merece um destaque especial. Desde 2006, já foram emitidas 19,222 bilhões de notas eletrônicas no Brasil. Ao considerar as quatro vias de cada nota fiscal que era emitida em papel, houve a economia de 76,888 bilhões de folhas de papel nos últimos 12 anos.

“Esse dado é extremamente relevante. Sobretudo nesta semana, quando se comemora mundialmente a Semana do Meio Ambiente, voltada às discussões sobre o tema para chamar a atenção de todos os governos e da população sobre a necessidade de implantar medidas para prevenir a degradação do meio ambiente”, explica Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.

A emissão da nota fiscal eletrônica só se tornou possível graças à certificação digital. Segundo Balassiano, após a regulamentação da Certificação Digital (com a Medida Provisória 2200-2, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil) começaram a surgir as primeiras empresas do segmento. “A Serasa Experian foi a pioneira do segmento e, desde então, mantém-se entre as maiores no setor”, afirma o diretor.

Além da economia direta que a Nota Fiscal Eletrônica proporciona, há ainda o fim das vias carbonadas usadas para a emissão de notas fiscais em papel. Considerando também esse insumo, a água e a eletricidade usadas no processo de produção de papel, a economia é muito maior.

Para Balassiano, atualmente muitas empresas aproveitam outras aplicações da certificação digital e eliminam o papel de suas atividades. “Essa é uma tendência. Temos vários cases, de empresas que passam a adotar a assinatura digital e realizar operações apenas no universo virtual, com toda a segurança e garantia quanto à validade jurídica, a partir da tecnologia do Certificado Digital e com a chancela de uma empresa com a reputação da Serasa Experian”.

Esse conjunto de atitudes sustentáveis representa um enorme ganho para o meio ambiente, até porque são necessários muitos caminhões para o transporte de papel, que consomem combustíveis e queima de oxigênio.

“É possível, a partir desses exemplos, imaginar a quantidade de árvores que foram poupadas, sem contar a economia de eletricidade, espaços físicos para a guarda de talões e documentos, e as vantagens fiscais por conta da melhora na arrecadação de impostos”, afirma o diretor. “A Certificação Digital, além de toda a segurança que proporciona para as empresas e pessoas físicas, mostra-se sustentável e age em favor da natureza e da sociedade”, conclui.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.