Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Entenda o que é SPED Contábil e esclareça as suas dúvidas

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7

Muitos empreendedores ainda apresentam dúvidas relacionadas ao SPED Contábil, sendo que ele foi criado para ajudar e facilitar o envio de informações ao fisco. Para isso, ele reúne todas as operações e cadastros para realizar a apuração do ICMS e IPI. O principal objetivo do SPED é diminuir a burocracia nas questões contábeis do negócio.

Nesse sentido, é importante destacar que o SPED facilita o recolhimento de tributos da empresa e facilita a comprovação de que ela está em dia com suas obrigações fiscais. Logo, esse sistema facilita o trabalho do empreendedor e permite que a organização trabalhe conforme as regras. Continue a leitura e saiba mais a respeito!

O que é SPED Contábil? 

O SPED é um Sistema Público de Escrituração Digital, ou seja, um sistema que tem como principal objetivo facilitar o arquivamento, o envio e a validação dos deveres tributários de uma companhia.

Além de ajudar na organização das tarefas do dia a dia, como em questões fiscais e contábeis, o SPED também é capaz de controlar de forma mais assertiva a regularidade da instituição em relação ao recolhimento de tributos. Por ter essas informações em mãos, a fiscalização se torna bem mais eficiente.

Saiba que o SPED reúne, em apenas um sistema, todos os dados tributários relacionados à instituição, sendo que antes eles ficavam entre os órgãos fiscais da união, do município e do estado. Com isso, os negócios apresentam menos problemas, visto que as suas informações contábeis ficam armazenadas de forma única. As empresas que fazem tributação pelo lucro real devem contar com o SPED Contábil.

Quem deve fazer a entrega desse documento e como ela é feita? 

O governo exige que as empresas que exercem sua função nos regimes de tributação em lucro presumido e em lucro real precisam fazer a entrega desse documento. Já as organizações inseridas do Simples Nacional são isentas da entrega.

Dessa forma, as empresas que precisam cumprir com essa obrigação devem fazer a escrituração, que vai gerar um arquivo que precisará ser assinado pelo contador e, em seguida, enviado para o cliente. Tudo pode ser feito de forma online

Após receber esse documento, é preciso baixar o programa validador SPED Contábil presente no site da Receita Federal. Saiba que é necessário abrir o validador, inserir o documento que aí precisa ser assinado por meio do certificado digital e depois enviado ao contador e ao governo.

Quais as vantagens do SPED? 

Diversas são as vantagens proporcionadas pela utilização do SPED na empresa. Alguns são a diminuição de gastos com a retirada e armazenamento de documentos, a redução na utilização de papel e de gastos com simplificação e com a racionalização das obrigações acessórias.

Além disso, também temos redução de fraudes, rapidez no acesso às informações, diminuição nos custos administrativos, otimização na qualidade das informações, combate à sonegação, preservação do meio ambiente, aumento na produtividade, entre outras.

Dessa forma, é possível perceber que o SPED é capaz de contribuir significativamente para o sucesso da empresa. Uma vez que ele permite mais segurança em suas informações, além de deixar as tarefas burocráticas mais otimizadas. Para quem deseja se destacar no mercado, é fundamental buscar por bons sistemas.

O que é necessário para utilizar o SPED Contábil?

Para realizar o SPED Contábil, é preciso do Certificado Digital E-CPF A3. Sendo que é preciso seguir as exigências da Instrução Normativa da Receita Federal, pois ele deixa claro como deve ser o modelo.

É importante mencionar que essa regra é voltada para os contadores. Sendo que toda ECD precisa ser assinada por um profissional de contabilidade e por um responsável pela assinatura da ECD, sem a necessidade de levar em consideração as outras assinaturas.

Logo, eles devem usar o E-CPF. Já por parte das empresas, que também devem fazer a assinatura do ECD, é indicado usar o e-CNPJ, desde que contenha a mesma base do CNPJ da empresa.

Dessa forma, é preciso ressaltar que o Certificado Digital foi criado para evitar fraudes e certificar a legitimidade das operações. Ele consiste em uma assinatura digital.

O SPED Contábil (ECD) 📆 deve ser feito anualmente e a data limite é até 31 de maio 📆. Saiba que o atraso no envio das obrigações faz com que o negócio fique sujeito à multa e que vai se acumulando a cada mês e o valor é estabelecido conforme a Instrução Normativa da Receita Federal.

É importante ressaltar que o E-CNPJ A3 é responsável por identificar uma pessoa jurídica. Assim, ele representa a identidade do seu negócio no mundo digital e é armazenado em uma mídia criptográfica.

Depois de realizar a compra do certificado, o proprietário precisará agendar seu comparecimento em um Posto de Atendimento de Imprensa Oficial para apresentar os documentos necessários para fazer a validação e a emissão do certificado.

🤨 O SEU NEGÓCIO POSSUI UM E-CNPJ A3?

Benefícios do Certificado e-CNPJ A3

O certificado CNPJ A-3 é muito benéfico e vantajoso, visto que ele fica armazenado no token ou cartão. Assim, ele pode ser utilizado em qualquer máquina que apresenta as configurações necessárias para o seu funcionamento.

Como esse certificado fica armazenado em uma mídia, são necessárias algumas configurações adicionais para serem utilizados. Dessa forma, o computador deve estar preparado para conseguir acessar a leitura de cartões ou o token. Logo, é preciso que ocorra a instalação de programas específicos.

A instalação é feita de maneira simples e rápida, e só deve ser realizada no primeiro certificado naquela ferramenta. Toda a ajuda a respeito das instalações dos programas e drives é feita pela Autoridade Certificadora Digital. Nesse contexto, tudo é realizado de forma eficiente e você consegue garantir a segurança em suas movimentações.

Portanto, é essencial entender a importância do SPED Contábil para inseri-lo na empresa e ter bons resultados nas tributações. Toda organização precisa trabalhar de forma correta e coerente para evitar maiores problemas com a Receita Federal. Não é nada satisfatório não fazer as declarações exigidas. E com a utilização desse sistema, é possível evitar diversos tipos de fraudes e situações que podem afetar o desempenho da organização.

Gostou deste nosso post? Então aproveite para saber a diferença entre o SPED Contábil e fiscal e ficar por dentro de um assunto importante!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.