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Sped Contábil e Fiscal: qual a diferença?

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Escrito por Certificado Digital
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Dúvida comum entre os contribuintes que precisam enviar informações a partir de escrituração digital, a Serasa Experian explica para você o que é e quais são as diferenças entre o SPED Contábil e o SPED Fiscal.

SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de um sistema que a Receita Federal disponibiliza para as empresas enviarem informações de natureza fiscal, contábil e previdenciária. Continue a leitura e saiba mais a respeito do SPED Contábil e Fiscal!

O que é Sped Fiscal? 

As organizações que pagam com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e com o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) devem apresentar o SPED Fiscal. É essencial ressaltar que a Escrituração Fiscal Digital (EFD) consiste em um arquivo digital que engloba todos os dados relacionados aos documentos fiscais no período em que os impostos IPI e ICMS foram recolhidos.

O SPED Fiscal é utilizado para realizar as apurações, proporcionando o armazenamento digital dos arquivos; assim, ele substitui os Livros de Entradas e Saídas. No SPED Fiscal, as empresas precisam transmitir para o governo as informações relacionadas com suas compras, gastos, despesas, estoque e apuração dos impostos indiretos, como PIS e COFINS.

O que é Sped Contábil? 

O SPED Contábil consiste em um sistema que realiza as transações relacionadas à parte contábil da organização. É por meio dessa ferramenta que a Receita procura elevar o controle da fiscalização dos tributos. Para isso, ela busca facilitar o acesso aos dados contábeis das instituições.

É importante ressaltar que essa obrigação é solicitada pelo governo para os negócios que se enquadram nos regimes de tributação de Lucro Real e Lucro Presumido. As empresas do Simples Nacional não precisam realizar essa entrega.

Para as empresas de Lucro Real e Lucro Presumido, é gerado um documento que precisa ser assinado pelo profissional responsável, ou seja, o contador, podendo ser tudo realizado de maneira eletrônica e, depois, encaminhado para a empresa.

Quando o arquivo estiver pronto para ser acessado pelo cliente, ele deve baixar o programa validador no site da Receita Federal. Após abri-lo, inserir o arquivo, realizar a assinatura por meio do certificado digital e enviar novamente para o contador, pois ele será responsável por resolver qualquer pendência e enviar ao governo.

O Certificado Digital usado para fazer o SPED Contábil precisa ser o e-CPF, do tipo A3. Em caso de dúvidas, é preciso ler as Instruções Normativas da Receita Federal para não acontecerem maiores contratempos no momento de apresentar as informações necessárias.

O Certificado Digital é uma ferramenta muito utilizada, pois, com ele, é possível evitar fraudes e realizar operações mais seguras. Com o Certificado, o gestor pode resolver questões burocráticas da empresa de qualquer lugar.

Lembre-se de que o Certificado Digital da empresa, que é o e-CNPJ, é usado para emitir notas fiscais, para comprovar os dados e, consequentemente, facilitar a entrega das obrigações para a Receita. Mas, para fazer a assinatura da ECD, é preciso contar com o e-CPF A3.

Além do mais, é válido ressaltar que é muito vantajoso para as empresas contar com o SPED contábil, uma vez que a transmissão digital dos arquivos substitui o envio em papéis, gerando uma economia significativa de gastos, redução de tempo e melhor gerenciamento dos dados repassados.

Qual a diferença entre Sped Fiscal e Contábil? 

O SPED Fiscal substitui a escrituração em papel pela Escrituração Fiscal Digital (EFD), composto por arquivos digitais de documentos fiscais e de informações pertinentes aos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Fazenda, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

Já o SPED Contábil é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital (ECD). Transmite em versão digital os seguintes livros:

  • Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
  • Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
  • Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Para garantir segurança e validade jurídica às transmissões dos arquivos, a Receita Federal recomenda o uso de um Certificado Digital: e-CPF, para o SPED Contábil; e o e-CNPJ ou e-CPF, para SPED Fiscal. Além disso, o certificado diminui custos operacionais e possibilita a assinatura digital para outras operações via internet.

Qual a diferença entre ECD e Sped Contábil?

É necessário destacar que a Escrituração Contábil Digital (ECD) é um dos componentes do SPED Contábil, sendo obrigatória para empresas, e é um arquivo de transmissão. Os negócios que se enquadram no Simples Nacional não precisam da Escrituração. Normalmente, o ECD Contábil é entregue no último dia de maio do ano seguinte.

Quais as vantagens do Sped? 

A utilização do SPED Fiscal e Contábil ocasiona diversas vantagens para a empresa, pois deixa os processos mais otimizados. Além do mais, garante mais eficiência e reduz as possibilidades e perdas financeiras.

Hoje em dia, é fundamental buscar estratégias para conseguir se destacar da concorrência e garantir a realização de processos mais satisfatórios. Assim, é possível criar estratégias eficientes para conseguir se destacar na área de atuação. Confira as suas vantagens!

  • Diminuição na utilização de papéis 

A diminuição da utilização de papéis é uma das principais vantagens, já que o uso das ferramentas tecnológicas consegue reunir e enviar diversos arquivos no formato digital sem a necessidade de papel.

Logo, essa prática contribui para uma instituição mais sustentável e consciente, além de diminuir os custos com papel, impressora, tinta e local para armazenamento. Com a utilização da ferramenta, é possível acessar as informações de forma rápida e prática.

  • Processos mais seguros 

Com a utilização do SPED, os processos são realizados de forma mais segura, já que é um sistema criado por uma Instituição Federal. Logo, é muito vantajoso para o gestor, visto que consegue realizar seu trabalho com eficiência. Um bom administrador precisa conhecer bem as finanças do negócio para conseguir fazer um planejamento adequado às necessidades da organização.

  • Padronização 

Com a utilização de softwares, o gestor consegue deixar a gestão dos arquivos mais organizada. Dessa forma, o cumprimento das obrigações é executado em dia e, assim, maiores problemas são evitados no negócio.

Quando os processos internos da empresa acontecem de maneira uniforme, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores e os resultados alcançados, pois, não precisará gastar tempo com algo desnecessário.

  • Combate à sonegação 

Ao contar com o SPED, a declaração de todos os gastos da empresa é feita de forma eficiente, e os problemas relacionados à sonegação de impostos, por exemplo, são reduzidos. Quem deseja se destacar no mercado não pode cometer essa prática, uma vez que pode ocasionar multas altíssimas ao negócio. Dessa forma, seu estabelecimento consegue cumprir com as exigências da Receita Federal.

  • Rapidez no acesso às informações 

Não é nada eficiente levar muito tempo para achar uma informação importante da empresa, isso afeta os resultados e o posicionamento do negócio. Com o SPED, qualquer dado pode ser encontrado em poucos minutos. Com isso, os funcionários conseguem realizar seu trabalho com mais agilidade.

Portanto, é fundamental conhecer bem a respeito das diferenças do SPED Fiscal e Contábil para conseguir cumprir com todas as obrigações exigidas pela Receita. Ao deixar os processos mais otimizados, a rentabilidade da empresa pode se desenvolver de forma satisfatória. Além do mais, ao contar com o Certificado Digital, as questões burocráticas da instituição podem ser solucionadas rapidamente, garantindo menos problemas para os administradores.

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