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De cada seis lojas de e-commerce, uma está desprotegida

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Escrito por Certificado Digital
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Épocas como o Natal, Dia das Mães e a Black Friday estão entre as datas mais movimentadas do varejo brasileiro. Muitos empreendedores aproveitam esses períodos para lançar ofertas especiais, atraindo assim a atenção dos consumidores. Quem opta por comprar em lojas virtuais precisa estar atento à escolha de um e-commerce seguro.

Os empresários, por sua vez, devem estabelecer boas práticas voltadas para a proteção das suas lojas virtuais, garantindo a melhor experiência aos clientes, evitando riscos e dores de cabeça dos consumidores.

De acordo com estudo realizado pela Serasa Experian em parceria com a BigData Corp, uma em cada seis lojas de e-commerce ainda não possui Certificado de Segurança para proteção de dados. Esse número representa um percentual de 16,4% dos e-commerces ativos.

Por que esses dados são relevantes? Neste artigo, você vai entender por que os gestores precisam investir em um e-commerce seguro, conhecendo a importância dos Certificados de Segurança e dicas de como adquiri-los. Continue a leitura e entenda!

Como funciona o e-commerce?

O e-commerce é uma loja que comercializa os seus produtos em um ambiente virtual. Por meio de um site exclusivo e personalizado, os lojistas encontram no mercado online uma oportunidade de crescimento de seu negócio.

Muitas lojas físicas já se adaptaram ao modelo híbrido, combinando vendas presenciais e digitais. A prática de venda por e-commerce traz inúmeras vantagens, como: custo de manutenção atraente, ampla abrangência de consumidores e excelente oportunidade de crescimento para o negócio.

Para fazer um e-commerce funcionar, os empresários precisam planejar com atenção todo o projeto de vendas, desde a escolha da plataforma de vendas, até a definição dos métodos de pagamento e políticas de entrega.

A seguir, explicamos como esses três pontos impactam na segurança, qualidade e eficiência de uma loja virtual. Entenda!

Plataforma de vendas do e-commerce

O ponto de partida para o desenvolvimento de um e-commerce é o planejamento e a definição de como será a sua plataforma de vendas.

Nela, os produtos são anunciados em páginas, funcionando como uma espécie de vitrine virtual.

Os anúncios dos produtos devem conter todas as informações a respeito dele: fotos com boa resolução, características e especificações técnicas. O cliente que acessa a loja virtual precisa entender com clareza como é aquele produto.

É necessário pensar em uma plataforma de vendas que tenha boa navegabilidade, se adaptando tanto aos computadores quanto aos smartphones. Além disso, ela deve ter um layout simples e que atraia o interesse do consumidor.

Métodos de pagamento oferecidos

Depois de escolher os produtos e colocá-los no carrinho de compras, o cliente pode: preencher um cadastro ou colocar informações básicas necessárias para conclusão da compra.

Nesta etapa, a garantia de que o seu e-commerce é seguro vai fazer toda a diferença, tanto para o cliente quanto para o seu negócio.

Entre as opções de pagamento geralmente oferecidas estão: boleto bancário, cartão de débito, cartão de crédito e PIX.

Para que o cliente se sinta à vontade em informar dados de cartão de crédito, por exemplo, é imprescindível que o site garanta a segurança na coleta e processamento dessas informações.

Políticas e processo de entrega da mercadoria

Por fim, depois de processar o pagamento, o produto precisa ser entregue. Este é outro aspecto importante, principalmente no que diz respeito à experiência do consumidor.

O processo de entrega, de uma forma geral, é divido em quatro etapas principais:

  1. recebimento do pedido e separação do produtos que estão em estoque;
  2. embalagem do produto;
  3. roteirização de entrega; e,
  4. entrega do produto para a transportadora ou correios.

Em termos estratégicos, a etapa de entrega de mercadoria deve ser considera um ponto chave em todo o processo. Ao concluir a compra, o consumidor fica na expectativa de receber os seus produtos o quanto antes.

Assim, se a loja conseguir garantir uma experiência positiva, entregando dentro do prazo informado (ou antes), há grandes chances de conseguir fidelizar esse cliente.

Qual a importância do Certificado Digital para o e-commerce?

Como você viu, o planejamento de um e-commerce passa por várias etapas: a criação do site, a escolha dos métodos de pagamento e a criação de uma política de entregas eficiente.

Para que todo o processo de compra ocorra com segurança é necessário garantir o desenvolvimento de um e-commerce seguro. Mas como fazer isso?

É neste ponto que entra o Certificado Digital. Para garantir os melhores padrões de segurança, é indispensável que as empresas que operam por meio de e-commerces assinem eletronicamente suas transações e documentos.

No início deste artigo, citamos as datas mais movimentadas do varejo no Brasil. A Black Friday, que acontece todos os anos, em novembro, é um exemplo.

Os consumidores que aproveitam as ofertas para comprar itens de desejo e até antecipar presentes de Natal, correm o risco de ter seus dados expostos.

Isso porque a cada seis lojas de e-commerce, uma ainda não possui Certificado de Segurança para proteção de dados, segundo estudo da Serasa Experian em parceria com a BigData Corp.

O número representa 16,4% dos e-commerces, dentre os cerca de 920 mil disponíveis online. Estes endereços não possuem o Certificado de Segurança (SSL – Secure Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados trafegados, o que evita o roubo de dados durante a transação.

Você lembra quando mencionamos a escolha dos métodos de pagamento e a inserção dos dados do cartão de crédito? Quando o e-commerce não tem o Certificado de Segurança, as chances de acesso indevido aos dados por terceiros são aumentadas consideravelmente.

Apesar disso, o estudo revelou também que houve melhora no volume de lojas de e-commerce que buscaram o Certificado de Segurança. Segundo o último levantamento de dados realizado, 83,6% das lojas online já contam com o SSL, o que representa aproximadamente 750 mil endereços.

Para se ter uma ideia, a representatividade deste número em agosto de 2018 era 79,9%. Atualmente, a internet brasileira tem mais de 23 milhões de sites, considerando todos os segmentos – e-commerce, blogs, notícias, governo, entre outros. O número inclui, também, os sites inativos.

Neste contexto, Mauricio Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, explica:

Os brasileiros estão acostumados a comprar em lojas online, mas ainda correm riscos ao buscar produtos em sites desprotegidos. É importante estar atendo a isso e verificar se há cadeado na barra de endereço, ou se há um “s” após o http (https), indicando segurança, além da identificação de “seguro” e “não seguro” dada por alguns navegadores.

Por que ele é necessário?

Mas, afinal, por que o Certificado Digital é necessário? Primeiro, você precisa entender o conceito.

O Certificado Digital é uma espécie de identidade dentro do ambiente virtual. Ela serve para garantir a autenticidade na identificação de pessoas físicas e jurídicas, bem como da operação realizada entre elas.

Ou seja, quando um consumidor realiza uma operação com um e-commerce (pessoa jurídica) que possui o Certificado Digital, ele tem a garantia de que está de fato negociando com aquele indivíduo. É como se a empresa apresentasse um documento oficial que comprovasse a sua identidade.

Desta forma, todo procedimento realizado e/ou assinada por meio do Certificado Digital tem validade jurídica. Na prática, cada vez que se utiliza o Certificado Digital, é gerada uma assinatura digital, garantindo a confiabilidade de todo processo.

Em se tratando especificamente de e-commerce, é interessante destacar a existência de diferentes tipos de Certificado Digital para as lojas virtuais.

Todos os certificados realizam o processo de encriptação de dados, porém, a forma de autenticação dos dados varia entre eles. A seguir, explicamos brevemente algumas dessas diferenças.

Certificado Digital e-commerce Domain Validation (DV)

Esse é um dos certificados mais comuns e mais utilizados em razão de ter um valor mais acessível. As empresas solicitantes que optam pelo DV precisam comprovar junto à entidade certificadora que realmente são proprietárias do domínio do e-commerce.

Certificado Digital e-commerce Organization Validation (OV)

A certificação OV exige outras comprovações, por isso é mais complexa que a anterior. Neste caso, a ratificação é feita pela certificadora após análise de informações como nome, dados cadastrais e documentos enviados à certificadora.

Caso o Certificado Digital seja aprovado, o certificado OV é adicionado na barra do navegador, permitindo aos usuários identificar a camada extra de segurança que é oferecida.

Certificado Digital e-commerce Validation (EV)

Entre os diferentes tipos de Certificado Digital, o EV apresenta a variação mais complexa. Por isso, para adquirir o modelo as empresas precisam enviar dados corporativos, depois de passar por validações que vão desde ligações, até e-mails e consultas.

Como obter um Certificado Digital?

Se você está buscando um Certificado Digital para a sua loja virtual, é escolher uma Autoridade Certificadora que esteja habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil). Os Certificados Digitais adquiridos devem, obrigatoriamente, seguir as normas do ICP-Brasil.

Depois, você deve comparecer a uma agência da Autoridade Certificadora munido de toda a documentação exigida pelo órgão para emissão do Certificado Digital.

Aqui, vale ficar atento: os documentos e valores variam de acordo com o modelo adquirido, informe-se a respeito dos preços e exigências junto à Autoridade.

Como o consumidor pode se proteger?

Todo consumidor precisa estar atento a eventuais tentativas de fraude. Elas podem acontecer tanto em lojas físicas quanto em e-commerces.

Em um período de grande movimento no varejo eletrônico, aumentam as tentativas de ataques de hackers e cibercriminosos que usam e-mails falsos para divulgar ofertas mirabolantes e outras vantagens. Balassiano, adverte:

Fazer compras por meio das lojas virtuais sem dúvida é bastante prático, mas para evitar frustrações, convém tomar alguns cuidados bastante simples, mas muito importantes.

O cuidado deve ser tomado sempre, porém, em períodos como datas comemorativas e eventos promocionais, a atenção deve ser redobrada. A seguir, listamos algumas dicas que vão ajudar a mantê-lo protegido de fraudes. Confira!

Verifique se o site é seguro

Para verificar se o site é seguro, veja se ele está protegido por um Certificado Digital SSL, que identifica os servidores e protege as informações em tráfego entre o seu computador e o da loja.

Para isso, basta observar alguns sinais simples. Veja se no browser há um cadeado fechado. Em caso positivo, clique em cima e verifique se o Certificado Digital SSL emitido está em nome da loja na qual você está comprando.

Essa conferência pode ser feita no Selo de Segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar o site, no endereçamento, verifique se o HTTP tem um S, ou seja, HTTPS. Essas providências garantem um ambiente seguro.

Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do valor médio de mercado

Desconfie sempre de ofertas com preços muito abaixo do mercado e de última hora. E-mails com valores, promoções e vantagens muito especiais merecem total desconfiança.

Nesses momentos, é muito comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas bastante conhecidas para tentar invadir os dados do seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador, explica o diretor do Serasa Experian.

Proteja-se do phishing

Uma prática muito utilizada pelos golpistas no ambiente online é a de phishing. Os criminosos copiam as informações trocadas durante uma transação, dados como nome, endereço, CPF etc. Esses dados são coletados para a fraude de identidade, que acontece quando dados de um consumidor são usados por terceiros para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito sem a intenção de honrar os pagamentos.

Cuidado com as lojas desconhecidas

É importante, também, no caso de lojas desconhecidas e em caso de desconfiança, fazer uma pesquisa em sites dedicados à avaliação de lojas virtuais, como Reclame Aqui e e-Bit. Avaliar a reputação de uma loja é uma providência essencial a partir da experiência de outras pessoas.

Como você pode ver, para manter os melhores padrões de segurança é imprescindível investir em um Certificado Digital. Com boas práticas o e-commerce garante a proteção do negócio e traz confiabilidade aos consumidores.

Em um cenário de crescimento de e-commerces os gestores precisam estar atentos, aplicando estratégias e ferramentas que fortalecem a competitividade do negócio sem abrir mão de um atendimento diferenciado.

Gostou dessas nossas dicas para um e-commerce seguro? Então aproveite para conferir como proteger o seu negócio com os Certificados SSL.

 

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