Imagem do artigo

O que é SSL? Entenda a importância para a segurança do seu site

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
9.5

O SSL é uma das ferramentas fundamentais de segurança de um site. Ele é o grande responsável pelo protocolo HTTPS que aparece nos sites seguros de lojas e bancos, por exemplo, e protege as informações repassadas pelos usuários.

Quem deseja ter um website profissional e confiável precisa conhecer o Certificado Digital SSL e sua importância, para garantir melhor experiência e maior segurança a seus clientes.

Quer entender do que se trata o SSL? Confira!

O QUE É SSL?

SSL é a sigla para Secure Sockets Layer, uma ferramenta de segurança digital usada para comunicar sites e navegadores de forma criptografada. É ela a responsável por modificar os endereços dos sites de HTTP para HTTPS, o que indica que oferecem comunicação segura com o servidor.

O SSL é extremamente importante para proteger informações sensíveis inseridas em um site, por isso deve estar presente quando um usuário fornece dados como números de documentos, cartões de crédito ou de login.

Ele dificulta a captura dessas informações por hackers que buscam roubar dados de pessoas e empresas, impedindo que elas sejam interceptadas, capturadas ou visualizadas enquanto são transferidas até o servidor.

Para o usuário, a presença do SSL é percebida quando existe um cadeado ao lado da URL do site, na barra de endereços. Clicando no ícone do cadeado, o usuário encontra as informações sobre o Certificado Digital, que incluem:

  • o nome do domínio para o qual o Certificado é válido;
  • a pessoa, empresa ou dispositivo para o qual ele foi emitido;
  • a autoridade certificadora que o emitiu;
  • a assinatura digital dessa autoridade;
  • os subdomínios associados, caso existam;
  • as datas de emissão e de expiração do Certificado;
  • a chave pública do Certificado, já que a privada não é revelada.
O QUE É UM CERTIFICADO SSL?

Antes de continuar, é preciso entender o que é o Certificado digital SSL, pois, na prática, é ele que implementa as camadas de segurança nos sites.

O Certificado SSL é o documento digital que contém informações do site (incluindo domínio e, opcionalmente, identificação do proprietário), vinculando-o a duas chaves criptográficas:

  • uma pública, que permite que o navegador inicie a comunicação criptografada com o servidor por meio dos protocolos SSL e HTTPS;
  • uma privada, que fica guardada em segurança no servidor e é usada apenas para assinar digitalmente páginas da web e outros tipos de arquivos como imagens e JavaScript.

Assim, caso o Certificado SSL seja assinado por uma autoridade certificadora publicamente confiável, o conteúdo assinado digitalmente pelo servidor será validado como autêntico por navegadores e pelos computadores dos usuários finais.

Enquanto as conexões acontecem, essas chaves públicas e privadas criam uma chave única para a sessão, que criptografa e descriptografa os dados, e se mantém ativa por tempo limitado.

COMO FUNCIONA O CERTIFICADO DIGITAL SSL?

Quando o navegador ou servidor tenta se conectar a um site protegido por SSL, o navegador pede que o servidor web se identifique. Como resposta, o servidor fornece uma cópia do seu certificado SSL, cuja segurança é verificada pelo navegador.

O servidor retorna a confirmação assinada digitalmente, iniciando a sessão criptografada. A partir desse momento, os dados compartilhados entre o navegador e o servidor estão protegidos.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO SSL PARA A SEGURANÇA DO SITE?

A principal função do SSL é impedir que os dados fornecidos pelos clientes de um site — um e-commerce, por exemplo — não sejam capturados nem fiquem visíveis para terceiros.

Ele faz isso por criptografia, codificando e embaralhando as informações (dados de cartão de crédito, número de CPF etc.) durante o envio. Assim, quem tentar usar essas informações não vai conseguir traduzir o que está sendo repassado.

O SSL garante ao usuário dos sites:

  • autenticidade — confirmando que a chave privada e a pública são correspondentes, o que dá a certeza de que os dados serão enviados ao destino correto;
  • integridade — certificando que as páginas não foram alteradas na transmissão do servidor ao usuário.

Em um site HTTP inseguro, os dados são repassados ao servidor sem nenhuma proteção, facilitando a navegação de quem quer que tenha acesso ao fluxo entre usuário e servidor. Além disso, não existe garantia para o usuário de que o site é das lojas e pessoas de quem afirma ser.

COMO A FERRAMENTA SSL É IMPLEMENTADA?

Para garantir a segurança do seu site, primeiro você deve adquirir o Certificado SSL junto a uma instituição de confiança. A implementação é feita a partir do painel de controle.

Existem diferentes fornecedores, mas é importante assegurar que você está adquirindo o seu junto a uma certificadora confiável, para evitar problemas futuros. Também há mais de um tipo de Certificado: vale a pena avaliar o que cada um oferece e qual opção melhor se adequa às características do site.

É importante avaliar se estão inclusas as opções de:

  • proteção de subdomínios;
  • destaque na barra de endereços (que enfatiza a segurança do site aos usuários);
  • multidomínios (quando o site pode ser acessado com e sem o “www”);
  • detecção e alerta de phishing;
  • compatibilidade universal com os diferentes meios de acesso: navegadores, tablets, smartphones etc.;
  • validação da empresa-cliente, entre outros recursos.
QUAIS AS VANTAGENS DO SSL?

Além da criptografia avançada e do cadeado verde (que faz muita diferença na escolha dos usuários, na hora de realizar envio de dados online), o SSL também ajuda no SEO, ou seja, ele melhora o posicionamento do site nos buscadores.

Essa ferramenta de segurança é muito importante, mesmo para sites com poucos acessos, baixo volume de transações comerciais e até para blogs, ainda que não capturem dados dos usuários.

Entre suas vantagens estão:

  • o baixo custo, já que a instalação do Certificado não requer grandes investimentos;
  • a fácil instalação, feita diretamente no painel de controle do fornecedor de hospedagem;
  • a recomendação do Google — isso mesmo, o gigante de buscas dá preferência aos sites seguros;
  • a recomendação de navegadores — os browsers muitas vezes notificam os usuários a respeito de páginas inseguras;
  • a expectativa dos usuários, que preferem navegar e realizar compras em sites seguros;
  • a disponibilidade de APIs, recursos extras que muitas vezes só podem ser usados por sites com o protocolo HTTPS, como a geolocalização.
COMO FUNCIONA O CERTIFICADO SSL DA SERASA EXPERIAN?

A Serasa Experian tem 10 opções de Certificados SSL, com valores a partir de R$ 175,20 para que você possa escolher o ideal para suas necessidades e para o tamanho da sua empresa. Entre os tipos, estão:

  • DV (Validação de Domínio): para blogs e sites de organizações institucionais que não captam dados de clientes;
  • OV (Validação Organizacional): para lojas virtuais e empresas de pequeno e médio porte que captam dados sensíveis de clientes;
  • EV (Validação Estendida): para lojas virtuais e empresas de grande porte que precisam de máxima segurança em seu site.

As diferentes opções variam conforme a possibilidade de proteger diferentes domínios, subdomínios e endereços públicos de IP, além de garantir a veracidade do site aos visitantes, incluir a barra de navegação verde e a razão social da empresa proprietária do domínio, entre outras.

Além disso, em parceria com a GlobalSign, a Serasa Experian oferece acesso ao MSSL, plataforma web para gerenciar toda a planta de Certificados SSL, com emissão imediata, localização e monitoramento de todos os certificados.

Como você pôde ver, o Certificado SSL é um recurso essencial para sites e empresas que desejam crescer e proteger os dados de seus usuários, tornando-se referência de site seguro em seu mercado de atuação.

Portanto, avalie as opções disponíveis e veja qual delas se encaixa mais no porte e necessidade de sua empresa. Esse é um assunto importante, concorda?

Gostou de ficar por dentro do assunto? Aproveite para compreender ainda mais e leia um artigo completo sobre o assunto, aprendendo com exatidão o que é certificado digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.