Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Suécia e Dinamarca desenvolvem certificados de vacinação digitais para facilitar controle em viagens

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
9

Também chamado de ‘passaporte corona’, o documento usará o Certificado Digital para comprovar que a pessoa está em dia com a vacina antes de sair ou entrar em qualquer país

Na quinta-feira, 4 de fevereiro, a Suécia anunciou o desenvolvimento de uma carteira de vacinação digital para controlar com maior velocidade e eficácia se os cidadãos estão ou não em dia com a vacina durante viagens ao exterior. A iniciativa, que ficou conhecida como “passaporte corona”, está em discussão na OMS (Organização Mundial de Saúde), e o país espera que ela esteja disponível a partir de junho.

De acordo com as autoridades de saúde, no entanto, não basta apenas criar um sistema capaz de compatibilizar os certificados nacionais com os internacionais. Antes de qualquer medida ser aprovada, é necessário aguardar a divulgação dos resultados de pesquisas em curso que analisam se pessoas vacinadas podem ou não transmitir o vírus. Só assim será seguro permitir a saída de cidadãos de seus países de origem e ingresso em outros, apenas com a garantia de que a vacinação está em dia.

A Dinamarca também trabalha na criação de uma ferramenta como a anunciada pela Suécia. A grande diferença entre as iniciativas é que os dinamarqueses priorizam o uso da documentação digital apenas para viagens, enquanto os suecos pretendem fazer com que ela sirva também para o controle da vacinação dentro do país, para que a população possa participar de eventos culturais e esportivos, como shows e partidas de futebol.

A ideia não é nova. A Comissão Europeia e a própria OMS já haviam proposto a criação de um documento similar, o “passaporte covid”, no ano passado. Mas ambas as organizações defendem que o debate deva incluir outros países e ser aceito globalmente, e que não seja uma ferramenta disponível apenas para os países do continente europeu.

Caso a ferramenta seja aprovada, aqui no Brasil ela deve ser reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Dessa forma, no futuro, não seria difícil a adoção dessa tecnologia no país, com toda a segurança e validade legal garantidos pelos Certificados Digitais nacionais.

A Serasa Experian Certificação Digital é uma das principais Autoridades Certificadoras credenciadas pelo ICP-Brasil e presta uma ampla gama de serviços a empresas, oferecendo todo o suporte para ajudar tanto Pessoas Físicas (e-CPF) quanto Jurídicas (e-CNPJ) com a utilização da assinatura eletrônica. Para mais informações, acesse o portal Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.