Imagem do artigo

Uso da Certificação Digital é indispensável na contabilidade

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Contadora afirma que o uso da Certificação Digital é indispensável na contabilidade, porque garante total segurança e confiabilidade.

O Certificado Digital chegou ao Brasil no início dos anos 2000, com a criação da ICP-Brasil pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001. Algumas empresas investiram na novidade logo no início, enquanto outras esperaram ser implementada a obrigatoriedade em algumas transações para entender melhor essa tecnologia. É isso que Marcia Santos, contadora em atuação há 46 anos, relembra quando fala de sua experiência usando a Certificação Digital. O escritório em que ela trabalha desde os 14 anos, o Contábil Caravelle, foi um dos que decidiram apostar na Certificação desde o início. Passadas duas décadas, está claro que a aposta se revelou acertada.

Márcia e seus colegas utilizam a Certificação há cerca de 20 anos. E se antigamente essa tecnologia já era útil, hoje ela acredita que é indispensável. “Hoje, o Certificado é obrigatório em quase todas as funções e necessidades contábeis básicas dentro de uma empresa”, explica. “Ele é prático e seguro. Afinal de contas, não consigo nem imaginar como seria possível alguém falsificá-lo”.

Os benefícios da certificação no dia a dia

E não é apenas a obrigatoriedade para a maior parte dos procedimentos fiscais que explica a importância da Certificação para os profissionais, mas sobretudo as inúmeras facilidades oferecidas pela ferramenta. “Se alguém me contrata para abrir uma empresa, por exemplo, a pessoa precisa apenas fazer uma procuração para o escritório e, com essa procuração, junto com o meu Certificado Digital, já posso assinar todos os documentos. Mais alguns detalhes resolvidos online e a firma está praticamente aberta”, explica.

A ferramenta proporciona economia nos mais variados pontos do dia a dia de um escritório contábil, pois poupa idas a cartórios para assinatura de documentos e procurações ou o envio de papeladas que devem ser retornadas. Além disso, reduz o volume de documentação física no escritório, já que todos os procedimentos são feitos online. Menos papel, mais ganhos para o Meio Ambiente.

Há muitas outras utilidades para a Certificação Digital, que está disponível em diferentes tipos e modalidades para se adequar à necessidade específica de cada cidadão. Ela pode ser usada por profissionais em diversas áreas para além da Contabilidade, como na Medicina, na Engenharia, no mercado imobiliário e em outros segmentos.

A Serasa Experian oferece diversos tipos de Certificado Digital, com total segurança, conforto e confiabilidade. Para mais informações, acesse https://serasa.certificadodigital.com.br/.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.