Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Vantagens do certificado digital para declarar IRPF 2022

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.5

Se enviar a declaração de Imposto de Renda virtualmente já é uma possibilidade interessante oferecida pelo nosso sistema tributário, o Certificado Digital veio facilitar ainda mais essa tarefa. A verdade é que o envio dos dados para a Receita Federal foi evoluindo ao longo do tempo e agora temos uma solução que garante agilidade para os contribuintes.

Segundo um balanço da Receita Federal, antes mesmo do término do prazo para envio da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020, 60.714 declarações já haviam sido entregues com Certificado Digital.

Quer saber quais são as principais vantagens? Preparamos um conteúdo especial para esclarecer as dúvidas sobre esse assunto. Confira para descobrir também algumas curiosidades.

A evolução da declaração de IR

Vamos aproveitar para voltar um pouco na história? Se hoje declarar o Imposto de Renda é uma tarefa relativamente fácil e que podemos fazer pela internet, nem sempre foi assim. A instituição do imposto aconteceu no último dia do ano de 1922, passando a valer no ano seguinte.

Em cem anos, muitas coisas aconteceram até chegar no sistema que temos disponível agora. Antigamente, a declaração era feita em papel e entregue nos órgãos específicos de Imposto de Renda. A realidade é que esse compromisso acabou acompanhando a evolução da sociedade ao longo dos anos.

Você sabia, por exemplo, que as mulheres não podiam declarar seus dependentes? Nos anos 1930, esse era um privilégio somente dos homens, o “chefe” da família. Nessa época, alguns profissionais também eram isentos do IR, como jornalistas, escritores e professores.

Somente na década de 1960 começaram os movimentos para automatizar o envio da declaração e usar equipamentos para processar dados. Em 1964 foi criado o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e em 1968 a Secretaria da Receita Federal. A partir daí, a evolução foi acelerada com auxílio da tecnologia.

Em 1997 o processo se tornou todo online, com um sistema que se chamava Receitanet. Antes disso, alguns contribuintes ainda faziam a declaração pelo telefone e outros gravavam as informações em um disquete para entregar na Receita. Era o fim da era dos formulários em papel.

Dentre as últimas inovações, tivemos a possibilidade de acessar a declaração pré-preenchida e o lançamento dos aplicativos para dispositivos móveis. Tudo isso fez com que o sistema atual brasileiro se tornasse referência mundial.

Como surgiu o Certificado Digital

O Certificado Digital surgiu como uma solução de identidade eletrônica para pessoas físicas e jurídicas no Brasil em 2001, com a Medida Provisória nº 2.200-02criada pelo governo.

A partir de uma autoridade certificadora, o documento é gerado e passa a ter validade jurídica. As informações compartilhadas no ambiente virtual ficam protegidas pelo sistema criptografado com acesso exclusivo para quem tem as chaves de segurança. Ou seja, estamos falando de um benefício que reduz a burocracia, otimiza tempo, oferece praticidade e segurança.

Vantagens em fazer declaração do Imposto de Renda com Certificado Digital

É possível fazer a declaração de Imposto de Renda com certificado digital diretamente no Portal e-CAC – que é o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal.

Acessar o e-CAC usando o certificado digital, além de tornar desnecessário baixar o programa da declaração do Imposto de Renda para o computador e dar mais segurança por garantir que as ações estão sendo realizadas pelo dono do certificado, proporciona vários outros benefícios para o contribuinte.

Saiba agora quais são elas!

 

 

 

 

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.