Aprenda a instalar um certificado digital do tipo A3

Avatar   por danikato
Imagem do post
Avatar   por danikato

Se você tem alguma dúvida ou está com dificuldade para começar a usar o seu Certificado Digital Serasa Experian, saiba que esse processo é muito simples. Ao finalizar a compra e agendar sua emissão, o uso do certificado passa a depender somente da sua presença junto a um agente autorizado Serasa Experian para a chamada validação presencial.
 
A validação nada mais é do que uma checagem de segurança, que serve para comprovar que você é realmente a pessoa que solicitou e será autorizada a usar esse certificado. Quando o processo é concluído, você só precisa instalar o certificado para começar a aproveitar todas as facilidades da assinatura digital.
 
Quero instalar o meu Certificado Digital Serasa Experian. Como fazer?
 
Se você comprou um certificado digital do tipo A3 (cartão com chip ou token USB), sairá da validação presencial com o Certificado Digital Serasa Experian em mãos – e com uma leitora, caso sua mídia seja um cartão. A instalação deste certificado é bem fácil. Confira as nossas dicas neste vídeo ou siga o passo a passo deste post.

 
A primeira coisa a fazer é acessar a página de instalação do Certificado Digital Serasa Experian no computador em que o certificado A3 será instalado. À direita, você pode ver que o site já entendeu qual é o seu sistema operacional e qual é o navegador de internet que você está usando.
 
Lembre-se: é importante remover versões antigas do certificado digital em seu computador, caso já exista alguma instalação anterior. Elas podem ser encontradas pelos nomes Assistente do Certificado Digital, SafeNet e Safesign.
 
Identifique o modelo de sua mídia (cartão ou token) e selecione a aba A3. Compare o modelo que você tem em mãos com as fotos exibidas na página e selecione a opção correta para baixar os arquivos de instalação.
 
Se o seu certificado tem o formato cartão, só será necessário instalar a leitora usada para ler os dados contidos no chip. Baixe o arquivo e, antes de instalar, certifique-se de que a leitora não está conectada na porta USB de seu computador. Execute o arquivo baixado e clique em Avançar, depois em Instalar, selecione o idioma de sua preferência e OK, e escolha Avançar.
 
Aceite os termos e condições do programa e selecione Avançar. Nas próximas telas, Avançar, Instalar e Concluir. Pronto! A leitora foi instalada com sucesso e você está a alguns passos de usar o seu certificado digital.
 
Se você escolheu o formato token, selecione o modelo correto de seu dispositivo e baixe o arquivo de instalação. Execute o instalador e siga as instruções da tela; ao fim deste processo, seu token estará instalado com sucesso.
 
Para testar o funcionamento do certificado, insira o seu cartão com chip na leitora ou plugue o token USB no computador e vá até a aba Teste o funcionamento na página de instalação. Clique em Testar agora e escolha Testar certificado; um pop-up será exibido em sua tela com as informações do certificado.
 
Clique em OK e insira a sua senha. Se estiver tudo certo, você receberá uma mensagem dizendo que o seu Certificado Digital Serasa Experian está instalado e pronto para uso. Agora é só aproveitar todas as facilidades que ele oferece para você e os seus negócios!
 

Comprar e-CPF

 

Comprar e-CNPJ