Dados da Receita indicam que somente o envio da Nota Fiscal Eletrônica eliminou mais de 56 bilhões de folhas de papel desde 2006

 

Em uma época na qual a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente estão em pauta em todos os conselhos de administração das empresas e no aumento da conscientização por parte da população, a certificação digital tem uma contribuição importante nesse processo. Os dados são expressivos: desde em 2006, quando a Nota Fiscal Eletrônica foi implementada e o uso do Certificado Digital tornou-se exigência para sua emissão, mais de 56 bilhões de folhas de papel deixaram de ser impressas, segundo a Receita Federal.

 

A Serasa Experian realiza um papel importante nesta gestão da sustentabilidade, tema que entrou definitivamente na agenda da empresa, seja internamente, seja por meio da contribuição indireta que oferece a esse importante movimento que cresce na sociedade e da economia como um todo, por meio da emissão de Certificados Digitais.

 

O benefício da certificação digital, além de gerar economia e agilidade para as empresas, pois diminui a necessidade de papéis nas diversas transações e processos de autenticação, tem esse lado crescente de diminuir o impacto ambiental. Um exercício simples dá a dimensão deste impacto, ao imaginar o consumo de insumos como papel, toners de tinta e energia elétrica, necessários para a impressão constante de documentos. De acordo com o Instituto Akatu, instituição que promove o consumo consciente, são necessários 540 litros de água para produzir um quilo de papel.

 

Sendo Pessoa Jurídica ou Física, o volume de declarações, obrigações e documentos para manter a vida tributária e fiscal em dia é expressivo, por isso, esse é um ponto que, embora oculto, gera um benefício intangível expressivo. A boa notícia é que tem crescido o uso de certificação digital para as mais variadas funções. Por meio dela, empresas e cidadãos contam com a assinatura e autenticação online para uma gama crescente de documentos e transações, garantindo maior segurança e promovendo a sustentabilidade. A certificação digital é realizada por Autoridades Certificadoras (ACs), como a Serasa Experian.

 

O planeta agradece!