Os operadores de comércio exterior brasileiros podem, desde 19/12/2016, acessar o ambiente de validação do Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior. O objetivo é testar as novas funcionalidades para que os usuários estejam familiarizados com o novo sistema no início das operações, previsto para fevereiro de 2017.

 

A expansão do portal foi uma das medidas do governo anunciadas na primeira quinzena de dezembro para destravar a economia do país. A partir de agora, o encaminhamento de dados e documentos das operações ficará consolidado em um único ponto de entrada. A meta é reduzir o tempo dos procedimentos de importação e exportação em 40%.

 

O acesso dos exportadores ao ambiente de validação em www.siscomex.gov.br deverá ser feito mediante um certificado digital válido, como os emitidos pela Serasa Experian, ou através de login e senha cadastrados no sistema. Todas as funcionalidades estarão disponíveis neste ambiente de validação, mas as operações realizadas não serão contabilizadas.

 

Um dos principais objetivos dos testes é a adaptação dos sistemas dos exportadores para integração ao novo sistema de exportações do Portal Único de Comércio Exterior. No ambiente de validação, os usuários também poderão sugerir melhorias e informar falhas do sistema à Secretaria de Comércio Exterior e à Secretaria da Receita Federal.

 

As primeiras exportações válidas pelo novo processo serão as que utilizam o modal aéreo, a partir de fevereiro. Os demais meios de exportação (marítimo, ferroviário, rodoviário e postal, por exemplo) poderão aproveitar a novidade ainda no primeiro semestre.

 

COMPRAR E-CNPJ

 

Fonte: Receita Federal / Agência Brasil / Siscomex