Sistema DOF do Ibama requer Certificado Digital

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Em 2014, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) passou a adotar a assinatura digital em seus serviços como forma de garantir a integridade dos dados, reduzindo os riscos de movimentações fraudulentas, e de otimizar o tempo, tornando os processos mais práticos e fáceis. Desde então, seu uso é opcional, exceto para o acesso ao DOF.
 
Nesse mesmo ano, o Ibama tornou obrigatório o uso Certificado Digital para os usuários, pessoa física ou jurídica, do Sistema Documento de Origem Florestal – DOF.
 
O Sistema DOF é uma ferramenta eletrônica que integra os documentos de transporte florestal federal e estadual, com o objetivo de monitorar e controlar a exploração, transformação, comercialização, transporte e armazenamento dos recursos florestais. É por meio dessa ferramenta que as empresas emitem eletronicamente o DOF.
 
DOF é a licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa.
 
Usuários podem acessar os serviços do Ibama das seguintes formas:
 
1- Utilizando o Certificado Digital do tipo e-CNPJ, a qualquer tempo;
2- Utilizando o Certificado Digital do tipo e-CPF, a qualquer tempo;
3- No caso de procurador, responsável técnico ou funcionário, utilizando o Certificado Digital do tipo e-CPF, após certificação digital da pessoa física e realização da vinculação ao e-CNPJ.
 
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Fonte: https://servicos.ibama.gov.br/phocadownload/manual/guia_certificacao_digital_servicos_ibama_v1.pdf