Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Em São Paulo, motoristas já podem usar versão digital da CNH

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Os cidadãos paulistas já podem solicitar desde hoje a versão digital de sua Carteira Nacional de Habilitação Digital. No Estado, qualquer pessoa que tiver um certificado digital pode fazer a solicitação de sua CNH-e pela internet, sem que seja necessário comparecer a um posto físico do Detran/SP.

A CNH em formato eletrônico é o primeiro documento de identificação civil digital válido no Brasil. Ela oferece ao cidadão uma série de vantagens, como praticidade, segurança e economia. Em São Paulo, a versão digital é gratuita e pode ser obtida de maneira bem simples, mediante validação de um certificado digital –como o e-CPF comercializado pela Serasa Experian.

A única exigência para quem quiser fazer o processo pelo computador é ter a versão mais recente da habilitação física, com um QR-Code. Quem ainda não tem o código impresso na CNH precisará pedir uma segunda via do documento, pelo valor de R$ 42,41.

O motorista que tiver sua CNH eletrônica economizará com impressões, digitalização e autenticação de cópias, já que poderá exportar um arquivo .PDF certificado diretamente pelo aplicativo. Como o documento funciona como uma cópia autenticada, em breve poderá ser usado por outros serviços que exijam a identificação do portador.

O aplicativo CNH Digital está disponível gratuitamente nas lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android).

Como fazer

A emissão da CNH Digital é muito fácil. O cidadão que tiver uma CNH de papel com QR-Code deverá, com posse de um certificado digital, fazer seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Em seguida, deverá baixar o aplicativo da CNH Digital nas Lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android).

A conexão com a internet será necessária apenas durante o primeiro acesso. Depois disso, a CNH Digital ficará armazenada no aplicativo do celular, e poderá ser acessada off-line, mediante o preenchimento da senha de quatro dígitos cadastrada durante o primeiro acesso.

O arquivo da CNH, gerado pelo aplicativo, poderá ser exportado e compartilhado para ser usado em qualquer ocasião em que for exigido um documento autenticado.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.