Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Governo federal testa primeiros embarques 100% digitais do país no Aeroporto Santos Dumont

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
9

Projeto chamado “Embarque +Seguro” substitui bilhete aéreo e documentos de identificação por reconhecimento facial de passageiros

Cada vez mais caminhamos para uma digitalização completa de procedimentos cotidianos. As mudanças, aos poucos implementadas, vão desde o uso de ferramentas como o Certificado Digital para assinatura de documentos no dia a dia até a última novidade: o embarque em aviões de maneira 100% digital. O projeto-piloto estreou em março no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. E com a confirmação do sucesso, a medida deve ser implementada nos principais aeroportos do País.

Chamada de “Embarque +Seguro”, foi criada com o intuito de tornar o procedimento de embarque em aeroportos mais eficiente, ágil e seguro. É uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura (MInfra) em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal. Para o embarque, o passageiro não precisa de documentos nem do cartão de embarque, a identificação é feita por reconhecimento facial.

O “Embarque +Seguro” é, assim como o uso do Certificado Digital, mais uma mudança que visa trazer inúmeros benefícios para os cidadãos. Além de aumentar a segurança, pois atesta a identidade do passageiro, também reduz o tempo de espera em filas para realizar check-in e o próprio embarque. E mais: como todo o procedimento é feito de forma 100% digital, o contato pessoal é muito menor do que no embarque tradicional, e não há a necessidade de manuseio de papéis e documentos. Assim, traz benefícios para o meio ambiente e também para o controle da pandemia no país.

A tecnologia foi testada com passageiros da companhia aérea Azul, de forma voluntária. Para colocar em prática a solução, os passos eram simples: o passageiro fazia o check-in no balcão e, no celular, recebia uma mensagem de texto solicitando autorização para a coleta de uma foto. A foto, então, é comparada a outras existentes em bases de dados do governo, concedidas pelo Serpro e com a autorização do cidadão.

Assim, é feita a validação e o passageiro está apto a embarcar — para a entrada na sala de embarque e no próprio avião, então, bastava apenas a confirmação da identidade em pontos de controle biométrico, ou estações de identificação facial, que fazem a identificação com o uso de câmeras. Com a identidade atestada e o check-in feito, não há necessidade nenhuma de apresentar documento com foto ou cartão de embarque.

A tecnologia, desenvolvida pelas empresas Digicon, IDEMIA e Azul/Pacer, parceiras do Ministério da Infraestrutura e do Serpro, em colaboração com a Infraero, já é usada em outros países. Apesar de não ser novidade no mundo, aqui no Brasil ela chega com um grande diferencial. O Serpro, ao usar base de dados unificada, é capaz de realizar todo o procedimento de checagem e validação de identidade do passageiro com ainda mais velocidade e segurança. checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro.

Como o “Embarque +Seguro” ainda está em fase de teste, por enquanto apenas voos e companhias aéreas selecionadas podem oferecer o serviço para os clientes. Mas quem tem interesse em substituir os documentos físicos por digitais já tem uma opção disponível no mercado. O Certificado Digital é mais uma ferramenta que traz conforto e praticidade, ao mesmo tempo em que zela pela segurança dos cidadãos, por meio de criptografia de dados.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais que estão de acordo com as regras estabelecidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão, que foi criada e é comandada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, do governo federal.

São muitas as aplicações e os tipos de assinaturas digitais, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador. Elas oferecem serviços específicos para cada cidadão e profissional, com total segurança, conforto e confiabilidade. Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.