Imagem do artigo

Cinco vantagens da contabilidade ambiental nas empresas

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.4

Em sintonia com as novas demandas da sociedade que prezam pelo desenvolvimento sustentável, modalidade é opção para corporações cuja atividade tem impacto direto no meio ambiente

Desde a virada do século, um movimento tem ganhado força no mundo corporativo com forte impacto na gestão das empresas: a sustentabilidade. Para a área contábil, o reflexo dessa tendência que vai ao encontro de uma maior consciência em torno das limitações dos recursos naturais, implica em diversos benefícios. A contabilidade ambiental diz respeito aos registros de todas as operações que impactam o meio ambiente, funcionando como um registro desse tipo de patrimônio com os resultados da exploração ambiental expressos monetariamente.

Nossa equipe de especialistas preparou uma lista com cinco vantagens deste segmento da contabilidade. Confira:

  1. Maior controle do impacto das ações: A utilização da contabilidade ambiental ajuda a identificar e alocar recursos de maneira que as decisões de investimentos estejam baseadas em indicadores mais precisos com o devido acompanhamento.
  2. Auxílio na tomada de decisões: Ferramenta estratégica importante para ser utilizada pela empresa nas suas avaliações de risco e tomadas de decisões. Os procedimentos incluem: medições físicas do consumo de insumos, avaliação monetária dos custos, poupanças e receitas relacionadas com atividades que apresentam potenciais impactos ambientais.
  3. Padronização de processos: Aliada na geração de informações que permitem maior controle e a geração de indicadores de desempenho ambiental, este tipo de contabilidade possibilita a padronização de processos de fornecimento destes dados para os diversos públicos de interesse da organização.
  4. Melhoria da imagem corporativa: A publicação do balanço ambiental contribui para maior transparência da gestão e uma potencial melhoria de imagem institucional. Em tempos de maior cobrança por parte dos agentes sociais sobre a responsabilidade ambiental das empresas, configura-se como uma aliada relevante. Além disso, pode ser um pilar de contribuição da empresa para um ambiente de negócios mais sustentável.
  5. Ferramenta de gestão interna: a crescente exigência legal e normativa leva o comando das empresas a adotar procedimentos de controle e gestão mais em linha com essas demandas. Dentro deste contexto, a contabilidade ambiental é essencial.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.