Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como consigo uma segunda via do recibo do IR?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
3.6

Se você está pronto para declarar seu Imposto de Renda de 2017 (ano-base 2016) já deve ter em mãos o recibo de entrega da declaração do último exercício. O número é encontrado automaticamente pelo programa IRPF 2017 caso você tenha recuperado dados da declaração anterior com base nos arquivos enviados no ano passado.

Mas o que fazer se você perdeu o recibo e precisa de uma segunda via deste documento? Bem, existem algumas alternativas para resolver o problema. Confira as dicas a seguir para ficar em dia com o leão o mais rápido possível.

A primeira forma de recuperar os dados é acessando as pastas das declarações anteriores nos arquivos salvos em seu computador. Basta acessar o caminho C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas e procurar a pasta referente a 2016. Dentro dela, você encontrará um arquivo .PDF com a seguinte descrição: 00000000000-IRPF-M-2016-2015.PDF. Basta abrir o arquivo e imprimir (ou copiar o número).

Estas dicas se aplicam também a quem enviou o IR no último ano pelo smartphone. No Android, o recibo está na pasta \download. No iOS, fica na pasta de arquivos do Imposto de Renda. Nestes casos, as informações só poderão ser acessadas se o app da Receita Federal ainda estiver instalado em seu aparelho.

Se você não tem mais acesso a estas pastas por ter trocado de computador/smartphone ou apagado o conteúdo do IRPF de anos anteriores, existe a alternativa de acessar o site do e-CAC e recuperar estas informações. A solução está disponível para quem tem um código gerado pela Receita Federal ou um e-CPF, como o da Serasa Experian.

No serviço Declaração IRPF, já com seu acesso validado no portal e-CAC, você baixa a segunda via do recibo e pode salvar e imprimir através de seu computador. O ambiente seguro também permite que você baixe uma declaração pré-preenchida deste ano, para facilitar sua prestação de contas. Basta acessar a opção Baixar declaração pré-preenchida.

Se as alternativas anteriores não se aplicam ao seu caso, a única forma de resgatar o recibo da última declaração é comparecer pessoalmente à unidade de atendimento da Receita Federal mais próxima da sua casa.

Malha fina

Quem optar por enviar as informações à Receita Federal com o uso de um certificado digital, como o e-CPF da Serasa Experian, tem como principal vantagem a recuperação de dados já pré-preenchidos.

O contribuinte só precisa conferir se as informações estão corretas e fazer o envio através do próprio programa da Receita –o Receitanet está integrado ao programa de declaração. Mas se você não usa a validação eletrônica de assinatura e precisa preencher manualmente as informações, fique atento ao dados inseridos no programa.

“Ao declarar as suas informações no Imposto de Renda, a Receita Federal irá confrontar os dados, ou seja, se houver o mínimo erro, a sua declaração já passará para malha fina”, diz Antonio Sérgio Cangiano, diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD). 

Fonte: Agência Brasil / CryptoID

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.