Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

e-Social quer unificar declarações trabalhistas com uso de Certificação Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

O ano de 2014 promete muitas mudanças no relacionamento entre empresas e governo com a chegada do eSocial. O projeto pretende unificar o envio de declarações, mas ainda tem muitos desafios pela frente.

O eSocial é uma ambiciosa iniciativa do governo federal que pretende juntar, em um único ambiente, todas as informações hoje enviadas pelos empregadores em relação aos seus empregados. A expectativa é trazer vantagens às empresas, como: atendimento a vários órgãos do governo com uma única fonte de informações; automação da transmissão, a partir da integração entre os sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional do eSocial; padronização dos cadastros das pessoas físicas e jurídicas entre todos os participantes do projeto; segurança e integridade das informações enviadas com a utilização de Certificação Digital. Entre as informações que serão unificadas estão cadastramentos, vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), aviso prévio, FGTS e imposto de renda.

Gerando expectativa quanto às dificuldades de adaptação, o projeto está caminhando a passos mais lentos nos últimos meses, e novos testes e discussões têm sido realizados com o objetivo de finalizar as especificações dos arquivos que farão parte do sistema. Um Manual também está disponível para que as empresas já comecem a realizar as alterações necessárias em seus sistemas.

Outro desafio é alinhar os processos de trabalho e plataformas tecnológicas dos diversos órgãos públicos envolvidos. Para procurar melhorar a integração nesta área foi firmado, no início do ano, um Acordo de Cooperação Técnica entre a Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal e Ministério da Previdência Social.

Para as empresas, agora é o momento de se preparar para as novidades. O projeto já tem um Portal, onde é possível obter informações sobre o andamento das atividades, mas que atualmente possui funcionalidades apenas para empregadores domésticos, de uso opcional. Em breve, porém, passará a oferecer recursos para todos os empregadores, e será a base para a utilização do eSocial.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.