Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

IPVA 2021: prazos de pagamento do tributo já começaram; veja dica para consultar valores e datas

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
4.8

A cobrança do imposto tem calendários diferentes em cada estado e a alíquota apresenta variação conforme o tipo, o modelo e o ano de fabricação do veículo. Licenciamento foi prorrogado.

Todos os anos os donos de veículos automotores precisam quitar alguns tributos obrigatórios, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A cobrança do tributo tem calendários diferentes de vencimentos em cada estado e a alíquota apresenta variação conforme o tipo, o modelo e o ano de fabricação do veículo.

Como em anos anteriores, foi concedido desconto de 3% para quem optou por pagar o IPVA à vista em janeiro. Os demais podem pagar o tributo em até três parcelas, sem abatimento.

Em São Paulo, o primeiro vencimento do IPVA 2021 ocorreu em janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela quanto para a quitação integral do imposto com desconto. Agora, o pagamento da cota única também poderá ser realizado até o dia 25 de fevereiro de 2020, mas sem o desconto.

O vencimento da segunda parcela começa no dia 9 de fevereiro para automóveis com placa final 1 e se estende até o dia 25 do mesmo mês, para finais de placa 0.

Devido à pandemia, desde março do ano passado, houve prorrogação do calendário de Licenciamento de 2020. O prazo para os veículos com placa de finais 0, 1 e 2 vai até 27/02/2021.

Os motoristas que quiserem conferir se há pagamentos a serem quitados ou ver o calendário do IPVA 2021, podem fazer a consulta no site do Detran de cada estado, que são padronizados no Brasil inteiro da seguinte forma: www.detran.sigladoestado.gov.br.

Documentos digitais

Neste ano, os motoristas estão tendo que se atualizar, com emissão de documentos exclusivamente digitais.

Desde o dia 4 de janeiro deste ano, o Detran não emite mais o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) nem o Certificado de Registro de Veículo (CRV) de papel. Os motoristas que precisarem emitir uma nova via terão que acessar a versão digital, o CRLV-e, com app que pode ser baixado no celular. A mudança ocorre em todo o país.

Os documentos de papel continuam válidos. A substituição pelo novo documento digital ocorrerá somente quando o veículo passar por alguma alteração de característica, mudança de estado ou município, quando for realizada nova transação de compra e venda, ou ainda se o documento em papel for perdido.

Os documentos digitais trazem diversas facilidades, como atualizações instantâneas ou pagamentos on-line. Alguns requerem Certificado Digital e, em outros casos, uso do Certificado Digital facilita o acesso a diversos serviços do Detran.

A Serasa Experian Certificação Digital presta uma ampla gama de serviços e oferece todo o suporte para ajudar tanto Pessoas Físicas (e-CPF) quanto Jurídicas (e-CNPJ) no caminho a transformação digital. Para obter mais informações, acesse o site Serasa Experian Certificado

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.