Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Prefeituras e administrações regionais do DF podem acessar alvarás e habite-se com certificado digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Instrução Normativa da Receita Federal permite enviar documentos digitalmente

A partir de 11 de fevereiro de 2021, prefeituras municipais e administrações regionais já poderão acessar o novo sistema de cadastramento de alvarás e documentos de habite-se, integrado pelo Sisobrapref e Sisobranet. Com isso, a versão anterior do sistema será desativada.

O Sisobrapref (Sistema de Gerenciamento de Obras – Módulo Prefeitura) permite o envio da relação de alvarás para construção civil e de documentos de habite-se ou de declarações de ausência de movimento à Secretaria Especial da Receita Federal.

A mudança foi determinado por uma nova instrução normativa (IN RFB 1998, de 10 de dezembro de 2020) da Receita Federal. Segundo a norma, o Sisobrapref web passará a ser acessado por meio do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC), disponível no site da Receita Federal, utilizando um certificado digital emitido por entidade credenciada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

O “habite-se” é a certidão expedida pela prefeitura atestando que o imóvel (casa ou prédio residencial ou comercial) pode ser habitado e que foi construído ou reformado conforme as exigências legais e de acordo com o Código de Obras.

Prazo de envio

De acordo com a instrução da Receita, as informações devem ser enviadas para a Receita Federal mensalmente, nos seguintes prazos:

  • até o dia 10 do mês seguinte ao de registro da movimentação; ou
  • no primeiro dia útil anterior ao dia 10 (dez), caso este não seja considerado dia útil.

No mês em que não houver concessão de alvará e de documento de habite-se, a prefeitura municipal ou a administração regional do Distrito Federal deverá enviar Declaração de Ausência de Movimento.

A Serasa Experian é uma autoridade certificadora e oferece certificados digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Há diversos tipos de certificado digital, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador. Cada uma delas oferece serviços específicos para cada cidadão e profissional.

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.