Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Receita mantém até 31 de março dispensa de autenticação documental para solicitação de serviços

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Regra faz parte das medidas adotadas para permitir o distanciamento social durante a pandemia

Os contribuintes que precisam solicitar serviços ou prestar esclarecimentos à Receita Federal continuam dispensados de apresentar documentos originais ou cópias autenticadas até 31 de março. A regra foi estabelecida pela Instrução Normativa nº 2.000/2020, como parte das medidas para que permitiam manter o distanciamento social e preservar a saúde dos cidadãos durante a pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa também agiliza e simplifica a relação entre o contribuinte e a instituição, proporcionando ao cidadão redução dos custos relativos aos serviços fornecidos pela Receita Federal.

Por isso, a Receita Federal está aceitando documentos em cópia simples ou cópia eletrônica, obtida por meio de digitalização para requisição de serviços perante o atendimento da Receita Federal do Brasil. Os documentos que forem apresentados dessa forma terão sua autenticidade verificada pelos servidores da Receita Federal, conforme a Instrução Normativa nº 1.931/2020.

A checagem será feita da seguinte forma:

  1. verificação nas bases de órgãos emissores de documentos de identificação locais quando existir convênio com esses órgãos;
  2. verificação dos selos ou códigos de autenticidade dos documentos expedidos pelos Tribunais de Justiça, Denatran, Tribunal Superior Eleitoral, Cartórios, entre outros;
  3. verificação dos dados dos documentos com as informações constantes nas bases da Receita;
  4. contato por meio telefônico ou outras formas eletrônicas junto ao contribuinte para a comprovação da veracidade dos documentos; ou
  5. demais hipóteses de conferência definidas pela Coordenação-Geral de Atendimento em conjunto com a respectiva área gestora do processo de trabalho da Receita Federal.

Dessa forma, o contribuinte que apresentar cópias simples da documentação permanece obrigado a manter os originais sob sua guarda, podendo ser chamado a qualquer momento pela Administração Pública para apresentá-los.

Atendimento Virtual

A Receita Federal também coloca à disposição dos contribuintes vários canais de atendimento virtuais, que garantem comodidade, agilidade e segurança.

O atendimento virtual pode ser feito pelos canais abaixo:

  • portal de atendimento virtual (e-CAC): o acesso ao portal deve ser feito por meio de um certificado digital ou com o código de acesso para serviços específicos;
  • atendimento a distância: pelo Dossiê Digital de Atendimento, via e-Processo no Portal e-CAC;
  • chat – RFB: atende contribuintes autenticados no Portal e-CAC via certificado digital ou código de acesso. O horário de atendimento é das 7h às 19h, em dias úteis;
  • aplicativos para tablets ou smartphones;
  • formulários eletrônicos do Fale Conosco, para esclarecimento de dúvidas.

O certificado digital é uma das formas de acessar o eCAC, além de ser uma exigência para solicitar diversos serviços governamentais. Ele garante um alto nível de segurança no processo, o que tem efeitos positivos tanto para o cidadão quanto para o governo.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Basta escolher entre os mais diversos tipos, como Software (A1) e Token ou cartão (A3), e também usos, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), e outros que oferecem serviços específicos para cada cidadão e profissional.

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.