Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Profissionais contábeis devem entregar Declaração de Não Ocorrência ainda em janeiro; confira como

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Certificação Digital garante segurança e confiabilidade durante o acesso ao site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pelo qual o procedimento é realizado.

Todos os anos, profissionais da área contábil precisam entregar diversos documentos e cumprir obrigações para evitar penalidades, que podem ser empecilhos ao seu trabalho. Entre elas, está a entrega anual da Declaração de Não Ocorrência.

Neste ano, o prazo para que a declaração seja feita é até o dia 31 de janeiro. Ela é obrigatória para todos os profissionais e as organizações contábeis que prestem algum tipo de serviço, nas áreas pública e privada, de assessoria, consultoria, contabilidade, auditoria, aconselhamento ou assistência.

O documento dá acesso aos órgãos competentes a todas as informações do profissional. Assim, eles podem se certificar de que não há movimentações que indiquem crimes fiscais, como lavagem de dinheiro ou até mesmo financiamento ao terrorismo.

É essencial que os contadores e as organizações reportem quaisquer atividades de seus clientes que possam indicar algum desses crimes. As informações devem ser enviadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e, dessa maneira, eles estarão protegidos caso os crimes se comprovem.

Profissionais ou escritórios devem estar cientes de que podem ser penalizados caso não informem movimentações ilícitas, mesmo que não tenham conhecimento das ações, e um crime venha a ser confirmado pelo Coaf. Além disso, terão o nome e o trabalho associados a organizações criminosas.

O procedimento para a entrega da declaração é feito de maneira totalmente digital, por meio do site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Por lá, o profissional também tem a opção de comunicar, em até 24 horas, qualquer movimentação suspeita de seus clientes.

O acesso ao portal pode ser feito tanto com o uso do CPF e senha quanto com o Certificado Digital. Para que o usuário tenha a total garantia da segurança de seus dados, além da autenticação da identidade, é recomendado o uso da Certificação, que tem diversos outros usos na área contábil, além de ser obrigatória em muitos procedimentos do dia a dia do profissional.

A Serasa Experian oferece diversos tipos de assinatura digital, com total segurança, conforto e confiabilidade. Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.