Incompatível com sistema operacional 32 bits, Windows 7 ou inferior, macOS e Linux.

Confiabilidade, Simplicidade

#IssoÉCertificadoDigitalSerasa

Seu celular está sempre com você, e o Certificado Digital vai junto.

Com o e-CPF na Nuvem, você tem acesso ao Certificado Digital no seu smartphone.
É simples. Você assina os documentos pelo computador (Windows 8 ou superior de 64 bits) e faz a autenticação da assinatura no celular, na palma da mão, de qualquer lugar.

Com o e-CPF na Nuvem, você pode:

  • Assinar documentos digitalmente com a mesma validade da assinatura de próprio punho;
  • Praticidade na declaração do Imposto de Renda através da Declaração Pré-Preenchida, garantindo a antecipação da restituição;
  • Acesso a portais do governo (como e-CAC, Receita Federal) de forma mais prática e otimizada.

e-CPF Nuvem

Escolha o modelo e a validade do seu Certificado Digital.


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Documentação para validação do e-CPF - Nuvem

O(s) documento(s) deve(m) ser apresentado(s) na versão original, física ou digital, em bom estado de conservação e não podem ser substituídos por cópias simples ou autenticadas.

  • Documento de identificação;
    (Carteira de Identidade - RG, Carteira Nacional de Habilitação - CNH, Carteira de Classe, e-Título – com foto, Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM ou Passaporte);

    São considerados documentos válidos os que contenham fotografia, que por força de Lei, equivalem a documentos de identidade em todo território nacional e não estejam vencidos (exceção de vencimento para a CNH e outros documentos para maiores de 60 anos)
  • Cadastro de Pessoa Física;
    CPF (caso o número esteja no documento de identidade, fica dispensada a apresentação);
  • Atenção para efetuar a compra/emissão do seu Certificado Digital em Nuvem é necessário ter seus dados biométricos cadastrados no sistema da Serasa Experian ou uma Carteira Nacional de Habilitação - CNH.

Além da documentação, serão coletados seus dados biométricos (impressão digital* e facial) conforme legislação da ICP-Brasil.

*A coleta das impressões digitais é feita exclusivamente no atendimento presencial, junto à biometria facial. Nos atendimentos por videoconferência, somente a biometria facial será capturada.

Certificado Digital para Conectividade Social

Se você também pretende utilizar o e-CPF ou e-Profissões no programa Conectividade Social da Caixa Econômica Federal, fique atendo às seguintes informações:

  • Empregador Pessoa Física: Para empregadores, além dos documentos citados anteriormente, haverá a necessidade de apresentação de documentação que comprove o número do seu Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) ou do Cadastro Específico do INSS (CEI). Estes comprovantes, preferencialmente, devem ser gerados na mesma data em que o certificado será validado, no site da Receita Federal do Brasil, ou;

  • Pessoa Física - Outorgado ou Substabelecido pela Empresa: Para clientes que realizam o papel de outorgado ou substabelecido de empresas dentro do sistema da Conectividade Social, seu certificado deve ser emitido contendo a numeração do PIS ou PASEP. Para isso, além da documentação citada anteriormente, você deve apresentar um dos seguintes documentos: Extrato FGTS; Cartão Cidadão; Cartão Bolsa Família ou outro documento de identificação que contenha a numeração do PIS ou PASEP.

Importante
Para certificados e-CPF e e-Profissões, não é permitido o uso de procuração.

Conheça os benefícios do e-CPF - Nuvem

Facilidade

Integração via API, tornando a comunicação das informações mais rápida.

Compatibilidade

Compatível com iOS, Android e Windows (64bits).

Agilidade

Serasa ID é a definição perfeita da desburocratização e simplificação das suas rotinas.

Mas antes de continuar você precisa primeiro instalar o aplicativo do Certificado Digital Serasa no seu celular e computador.

Caso ainda não tenha feito isso, clique no botão abaixo que vamos te ajudar a instalar!

Caso já tenha instalado no seu celular e computador pode seguir o passo a passo para você aproveitar ao máximo seue-CPF na Nuvem.

Vamos lá

Agora vamos habilitar o Certificado Digital Serasa no seu programa de assinatura!

Com o programa que você utiliza para efetuar assinaturas selecione o certificado do seu Certificado Digital Serasa que foi emitido e mapeado para o seu computador.

E já deve estar mapeado no seu programa de assinatura.

Após a seleção clique em continue / assinar.

Na sequência irá abrir o programa desktop do Certificado Digital Serasa.

  • Você pode colocar uma descrição específica para sua assinatura – exemplo: assinatura contrato aluguel
  • Você pode autorizar diversas assinaturas por um período e assim não precisará ficar autenticando durante o período selecionado
  • Você deve clicar em Enviar solicitação, será enviado um Push de notificação ao seu smartphone para que você possa autorizar a assinatura do documento

Um Push de notificação será apresentado no seu smartphone, caso você tenha liberado as notificações para o Certificado Digital Serasa.

Info
Recomendamos que as notificações para o Certificado Digital Serasa permaneçam liberadas, pois é a maneira mais fácil de fazer suas autorizações.

Ao clicar no Push de notificação, será apresentada a tela de aprovação, caso você tenha habilitado sua biometria no momento do cadastro da sua senha PIN, ao clicar em aprovar somente será solicitada sua autenticação com biometria.

Pronto!

Sua assinatura utilizando
seu Certificado Digital Serasa está aprovada.

Aqui você vai encontrar um passo a passo para poder começar a utilizar o seu certificado digital no celular. Mas antes certifique-se de ter baixado o aplicativo do Certificado Digital Serasa na sua loja do dispositivo.

Para baixar clique no link da sua loja de aplicativo:

Agora vamos emitir o seu certificado digital

Após ter baixado o aplicativo no seu celular siga os passo a passo do video!

Passo a passo para começar a utilizar o seu certificado digital

1- Escolha e baixe o programa de instalação no seu computador. (Windows 8 ou superior de 64 bits)

Incompatível com sistema operacional macOS e Linux.

2- Instale o Certificado Digital Serasa no seu computador;

3- Efetuar login no desktop com usuario (CPF) e senha do app (não é a mesma senha do Certificado);

Pronto seu certificado está pronto para uso!

Acesso rápido!

Ainda com alguma dúvida sobre o e-CPF - Nuvem?

1 - Qual a documentação necessária para validação do e-CPF?

  • 1 documento de identificação com foto e dentro do prazo de validade (RG, CNH ou RNI);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;

Atenção: para os Certificados Digitais e-Profissões, além da documentação acima, serão solicitados os documentos funcionais*, tais como: CRC, OAB, CREA, CRM, dentre outros (dentro do prazo de validade).

* Documento oficial de identificação profissional, reconhecido por lei federal. A identidade funcional só pode ser solicitada por profissionais em atividade.

2 - Com o e-CPF possível acessar a Conectividade Social?

Sim, mas para habilitar é necessário apresentar no momento da validação o comprovante do número do PIS, caso você seja funcionário de uma empresa. Na falta deste documento. Será permitido apresentar qualquer dos documentos abaixo:

  • Cartão do PIS;
  • Extrato do FGTS;
  • Cartão Cidadão.

Já profissionais autônomos devem apresentar:

  • Comprovante do Cadastro Específico;
  • Matrícula do INSS (CEI);
  • Impressão atualizada da página da DATAPREV.

3 - É possível declarar imposto de renda pelo certificado e-CPF?

Sim, com o e-CPF você pode declarar o seu Imposto de Renda de maneira mais prática e segura através da opção “Declaração Pré-Preenchida”.

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