Sped Fiscal
O Sped Fiscal ou EFD (Escrituração Fiscal Digital) é uma das vertentes do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), que consiste na tramitação de documentos fiscais de empresas e pessoas físicas no meio digital. No Sped Fiscal é possível enviar informações e a apuração de impostos ao Fisco. O arquivo com os dados devem ser assinados digitalmente com Certificado Digital para garantir segurança e validade aos dados transmitidos.
Para realizar operações no Sped Fiscal é indicada a utilização do Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ dos dois tipos (A1 e A3).
Diferentes tipos de Certificado Digital:
e-CNPJ
A partir de R$ 229,00
Comprar- Indicado para empresas de micro a grande porte ou escritórios de contabilidade;
- Necessário para o relacionamento da empresa com o portal Conectividade Social;
e-CPF
A partir de R$ 155,00
Comprar- Indicado para profissionais autônomos e procuradores;
- Os procuradores precisam receber procuração da empresa no próprio sistema da Caixa para acessar as informações da empresa;
Vantagens do Certificado Digital no Sped:
- Dispensar emissão de papel
- Dispensar a emissão e o armazenamento de papel;
- Diminuir os custos
- Diminuir os custos operacionais;
- Consultas
- Consultar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) quais membros acessaram a Escrituração Digital;
- Habilitar acessos
- Habilitar usuários externos a acessar o sistema do Sped;
- Assinatura digital
- Assinar digitalmente e enviar a escrituração contábel ap Sped;
- Documentação fiscais
- Informar os documentos fiscais referentes ao ICMS e ao IPI;
- Emitir notas fiscais eletrônicas
- Emitir notas fiscais eletrônicas, entre outras vantagens.
Vantagens do Projeto Sped Contábil:
- Aumentar acessos
- Aumentar o acesso às informações;
- Unificar informações
- Unificar as informações prestadas;
- Fiscalização
- Fortalecer a fiscalização;
- Cruzamento de dados
- Possibilitar o cruzamentos dos dados fiscais e contábeis.
Lista de principais usos do certificado digital.