Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

O que é visão empreendedora? Saiba como desenvolver a sua

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.2

Alguém já falou que você tem visão empreendedora? Ou é algo que você gostaria de aprender? Dizem que algumas pessoas têm o dom para empreender, que já nascem com tino para os negócios, que teriam características mais favoráveis ao empreendedorismo, como a capacidade de enxergar além ou a coragem de assumir riscos.

O fato é que os brasileiros têm muita disposição para empreender. Segundo pesquisa de 2021, da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), temos 14 milhões de pessoas à frente de negócios no Brasil, ou seja, quase 10% da população adulta. Com isso, estamos em 7º lugar no ranking mundial de empreendedores!

Para saber se você tem essa característica ou para desenvolvê-la, é importante primeiro conhecer o seu conceito. Quer entender mais sobre visão empreendedora e sua importância? Confira, neste artigo!

O que é visão empreendedora?

Visão empreendedora é a capacidade de ver oportunidades onde as demais pessoas não conseguem enxergar. Muita gente, quando se vê diante de um problema, não sabe como sair dele. Não percebe que muitas pessoas conseguem empreender na crise porque vão por caminhos inovadores.

A maioria não é capaz de projetar uma realidade diferente, em que certas coisas possam ser feitas de um modo novo. Realmente, alguns parecem ter um talento inato para isso. Mas essa maneira de olhar o mundo pode, sim, ser trabalhada, para aguçar a visão e o raciocínio de quem quer empreender.

Pode não ser fácil, mas certamente, é esse preparo, aliado a uma visão empreendedora, que faz a diferença entre o sucesso e o fim de uma excelente ideia de negócios.

Qual é a importância de se ter uma visão empreendedora?

Você já pensou por que algumas empresas conseguem se destacar e seguir adiante, enquanto outras fecham as portas pelo caminho? Parte dessa diferença está na visão empreendedora. Muitas vezes, aquele empresário que conseguiu se destacar pensou em maneiras mais eficientes de alcançar resultados.

Enquanto eficácia é a capacidade de atingir os objetivos que foram planejados, eficiência é fazer isso com a máxima qualidade: com menos recursos no menor tempo possível.

Ou seja, muita gente segue a cartilha, consegue obter uma margem de lucro razoável, mas não tem força de mercado para vencer a competição acirrada. Por quê? A resposta está na visão empreendedora: pensando “fora da caixa”, você descobre novas formas de atuar, mais ágeis e eficientes. Somente desse modo consegue abrir espaço que garanta a continuidade do seu negócio.

Como a visão empreendedora se manifesta?

Para ajudar a clarear o conceito, enumeramos algumas características práticas de quem tem visão empreendedora. Confira se elas já estão presentes no seu modo de agir e pensar!

Capacidade de por boas ideias em prática

Quem é dotado de visão empreendedora consegue, com mais facilidade, tirar as ideias do papel e partir para a ação. Muita gente realmente pensa em alternativas melhores para fazer algo, mas não traça nenhum plano de ação para transformar esse pensamento em realidade. Às vezes, não tem sequer ideia de como abrir uma empresa.

Trazer os planos para a prática é uma das grandes diferenças entre quem tem esse motor empreendedor dentro de si e quem apenas “sonha” em fazer algo.

Entusiasmo pelo seu empreendimento

Você já percebeu como alguns empreendedores, embora donos de negócios bem pequenos, são apaixonados pelo que fazem? Eles são dotados de entusiasmo, palavra que vem do grego (“em Deus”, in + theos) e era usada para dizer que alguém estava dotado de uma inspiração divina.

É preciso realmente atuar de forma dedicada, com paixão, para transformar uma boa ideia em um negócio de sucesso. Boa parte da força que vem dessa visão empreendedora está no prazer de buscar novas soluções e se destacar no mercado.

Habilidade de vender suas ideias

Todo negócio está intimamente relacionado a vendas, mesmo quando se trata de prestação de serviços. Para ter um cliente, você precisa convencê-lo a “comprar” sua ideia. Portanto, quem tem visão empreendedora costuma ser bem convincente, de modo que contagia as pessoas ao redor, fazendo com que ajudem a colocá-la em prática.

Ninguém alcança o sucesso sozinho, por isso, quem consegue melhores resultados é aquele que sabe fazer parcerias e engajar as pessoas a sua volta. Assim é que se ganha força para obter excelentes retornos.

Como desenvolver uma visão empreendedora?

Você acha que precisa desenvolver sua visão empreendedora? Então, reunimos algumas dicas para ajudar nesse processo. Aprimore suas habilidades e aprenda a se tornar um visionário, que tira, de fato, seus planos do papel. Confira!

Aumente sua autoconfiança

Se você acha que não tem tanto potencial para empreender, a sugestão é começar a acreditar em si mesmo. Esse é o primeiro passo para conseguir convencer os outros de que sua ideia é viável, contagiando-os com seu entusiasmo. Você pode, de fato, ter excelentes ideias, mas talvez esteja inseguro apenas sobre como colocá-las em prática.

Tenha uma visão holística

A visão holística é aquela que enxerga 360 graus, e é uma característica de quem tem faro para empreender. Quem observa tudo ao redor tem mais chances de encontrar boas oportunidades, com alto potencial de transformação e de geração de valor agregado.

Não podemos nos limitar à frente, sem perceber a riqueza de possibilidades nos detalhes ao redor. Do contrário, vamos deixar as melhores chances passarem.

Invista na sua educação

Apesar de a visão empreendedora ser baseada em aspectos subjetivos, é muito importante investir em educação e aprendizado contínuos: somente eles darão a base sólida necessária para empreender com segurança e sucesso.

Não abra mão de estudar sempre, fazer cursos e se aprimorar na sua área de atuação. Seja qual for o assunto, se ele puder ajudar no crescimento de seu empreendimento, invista!

Tenha os parceiros certos

Toda empresa tem seus pontos fortes e fracos. É importante saber quais são os fatores sensíveis do seu negócio, para estudar formas de se blindar contra qualquer ameaça do mercado que possa causar prejuízos ou atrapalhar seu crescimento.

Segurança, tecnologia e praticidade andam juntas: são formas muito eficazes para que você se proteja de prejuízos e gastos desnecessários, aprendendo formas melhores de realizar suas atividades.

Qual é a relação entre Certificado Digital e visão empreendedora?

Você leu bastante sobre caminhos melhores e novas formas de atuar, certo? Isso está intimamente ligado ao Certificado Digital! Ele é uma inovação trazida pela tecnologia e que já é usada para os mais diversos fins.

A tendência é que ganhe espaço e se torne, ainda mais, um diferencial competitivo. Por isso, enxergue-o como uma forma de sair na frente, ou mesmo, de não ficar pra trás!

O Certificado Digital é o documento eletrônico que representa sua assinatura e dá credibilidade às negociações pela internet. Ele assegura que documentos e atividades realizados em meio eletrônico são realmente da sua autoria.

Pense: quantas vezes você precisa usar a internet para trabalhar? Muitas, certo? É possível até abrir empresa uma online. Por isso, o Certificado Digital está lado a lado com o empreendedorismo. Ele garante integridade e autenticidade das transações eletrônicas.

Atualmente, só as empresas que atuam pelo lucro real e presumido são obrigadas a ter um certificado digital. Mas uma vez que você deseja fazer seu empreendimento crescer, mesmo que seja um MEI ou empresa optante pelo Simples, é natural que passe a outros regimes tributários.

Por isso, prepare-se desde já. Pratique sua visão empreendedora e comece a dar passos em relação ao seu futuro.

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Acompanhe nossas redes sociais e confira novos artigos muito importantes para quem quer abrir ou fazer crescer uma grande ideia! Estamos com você no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.