Lançado em abril deste ano como um instrumento para facilitar a emissão de prescrições e atestados médicos com o uso de Certificado Digital, dentro da chamada telemedicina, o Validador de Documentos Digitais, instrumento criado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Farmácia(CFF), entra, agora em uma nova fase, ganhando funcionalidades inéditas.
A novidade no Validador de Documentos Digitais é a introdução, no sistema, do uso de QR Code (ou Código QR). O sistema, cada vez mais conhecido e utilizado, é uma espécie de código de barra bidimensional, que pode ser escaneado pela maioria dos telefones celulares.
Benefícios dessa novidade
Acessado por meio do Portal do Validador, o QR Code oferecerá a médicos e farmacêuticos os mesmos benefícios já existentes anteriormente. Porém, com acesso mais rápido, sem que seja necessária a realização de download ou upload de arquivo.
O sistema será capaz de ler o QR Code de prescrições utilizando a câmera do computador ou notebook ou ainda dos celulares.
Utilizado em diversas aplicações, o QR Code trará ao Validador de Documentos Digitais uma série de benefícios, fazendo com que o acesso ao conteúdo do sistema se torne mais rápido, prático e seguro.
A utilização do QR-code traz inúmeras vantagens, e a principal é a acessibilidade, já que é compatível em diferentes plataformas, tornando o acesso ao conteúdo de forma fácil, rápida e segura.
O Validador de Documentos Digitais foi tema de reunião na Casa Civil da Presidência da República no último dia 9 de julho. No encontro participaram representantes do ITI, da Anvisa, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselho Federal de Medicina (CFM). Este evento teve como objetivo discutir possíveis avanços no sistema. O portal permite validar receitas médicas em meio digital e checar a validade da autoria desses documentos.
Por fim, além da Medicina e da Farmácia, a Certificação Digital vem ganhando uso em diversos segmentos da sociedade, como o Direito e a Contabilidade. Para saber mais, acesse ecpf.