Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Lojista ou consumidor? Confira dicas de segurança para o Dia das Crianças

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Terceira data comercial mais importante do calendário nacional de vendas, o Dia das Crianças deve apresentar bom desempenho neste ano e seguir a curva de recuperação observada na economia.

A pedido da Serasa Experian, a BigData Corp fez um mapeamento da internet no país. E os números indicam que 40,10% dos sites brasileiros não estão seguros, num total de 7,2 milhões de endereços. “É preciso muito cuidado para se comprar pela internet”, adverte Murilo Couto, Gerente Sênior de Certificação Digital da Serasa Experian.

Os endereços eletrônicos são considerados desprotegidos quando não usam um certificado de segurança, o SSL (Secure Socket Layer), que promove conexões seguras com criptografia entre o servidor e os dados trafegados. O uso desta proteção evita a interceptação e o roubo de dados durante a transação.

“É natural que haja boa expectativa em torno do Dia das Crianças, mas grande parte dos internautas ainda evita as compras virtuais por medo de fraude”, comenta Couto. Segundo ele, a tecnologia do Certificado Digital de Servidor SSL pode garantir segurança aos visitantes, usuários e clientes de um site. Com o SSL, tanto o lojista quanto o consumidor evitam dores de cabeça e riscos de fraudes.

Dicas para os lojistas

  • Crie uma loja virtual atrativa visualmente, mas não esqueça de oferecer garantias para que o consumidor se sinta seguro no momento da compra
  • Confira se o seu site tem certificado de segurança. Basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https)
  • Invista em um Certificado Digital de Servidor SSL. A responsabilidade pela proteção dos dados enviados por seus clientes ao site é sua.
  • Os cadastros em seu site estão seguros? Falhas podem representar reputação negativa em portais de reclamações e dos direitos do consumidor.
  • Recomende o uso de senhas fortes e reforce aos seus clientes a importância de não compartilhar os dados de login com outras pessoas.
  • O e-mail marketing pode atrair consumidores para sua loja virtual. Aumente sua credibilidade oferecendo informações reais sobre produtos e promoções.
  • Não abra mão de publicar informações precisas sobre preços, condições, valor de frete e tempo para entrega de seus produtos.
  • A busca por produtos em seu site precisa ser bem ágil e eficiente. O consumidor não gosta de perder tempo ou ter informações imprecisas.

Dicas para os consumidores

  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado. E-mails com muitas vantagens merecem total atenção, já que é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir os dados do seu computador.
  • O phishing é muito usado por golpistas. Nele, criminosos copiam dados trocados em uma transação real (nome, endereço, CPF, entre outros) para cometer fraudes de identidade, quando os dados de um consumidor são usados para firmar negócios sob falsidade ideológica, ou obtenção de crédito sem a intenção de honrar os pagamentos.
  • Não conhece a loja virtual em que pretende comprar? Pesquise a reputação em portais como o Reclame Aqui e o e-Bit. Avaliar as lojas virtuais, atualmente, é essencial.
  • Confira se o site é seguro e protegido por um Certificado Digital SSL, que pode identificar os servidores e proteger o tráfego das informações entre o seu computador e o da loja. Veja se na barra de endereços do browser há um cadeado fechado. Se sim, clique em cima e veja se o Certificado Digital SSL está em nome da loja na qual você está comprando. A conferência também pode ser feita no Selo de Segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar o site, confira se o HTTP tem um S, ou seja, HTTPS. Essas são garantias de um ambiente totalmente seguro.

Compre seu Certificado SSL

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.