Imagem do artigo

7 Dicas importantes na hora de declarar o seu IR

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
6.8

Na hora de declarar o seu Imposto de Renda você sabe por onde começar? O primeiro passo é você organizar todos os documentos, isso é fundamental para que você não se esqueça de nada e nem perca prazos importantes. Então para te ajudar nessa tarefa, separamos 7 dicas importantes na hora de declarar o seu IR:

  1. Separe todos os comprovantes relacionados ao seu orçamento (despesas e informes de rendimentos).
  2. Analise o modelo mais vantajoso: completo ou simplificado.
  3. Tenha atenção durante o preenchimento das informações.
  4. Envie a sua declaração dentro do prazo. O ideal é antecipar a entrega, assim as chances de você receber sua restituição antes, são muito maiores.
  5. Antes de concluir a operação, leia a declaração com atenção e corrija possíveis erros
  6. Guarde todos os documentos do IR. Não se esqueça de guardar todos os documentos que utilizar e também aqueles gerados a partir da declaração. Assim, você tem a possibilidade de comprovar todos os dados fornecidos sem nenhum problema, caso caia na chamada “malha fina”.

Para você entender melhor, antecipar a entrega certamente é uma dica valiosa. Neste ano, o prazo para entrega da declaração se estende até 30 de abril, mas quem envia antes dessa data tem prioridade na restituição do Imposto de Renda.

Vale dizer que é normal que você tenha muitas dúvidas ao longo da sua declaração. Para isso, há dois caminhos: navegue nas outras matérias de nosso blog para tirar suas dúvidas ou você pode contar com a ajuda de algum profissional especializado – para te ajudar, criamos uma página com dados de Contadores Parceiros da Serasa Experian e você pode escolher de acordo com a localidade, acesse agora mesmo.

Dica bônus

E aqui está uma última dica e a mais valiosa: com o e-CPF você faz a sua declaração do Imposto de Renda de maneira muito mais prática e fácil! Com ele é possível acessar o documento diretamente na página da Receita Federal – sem necessidade de baixar o programa – e obter uma declaração pré-preenchida, com dados lançados, por exemplo, por empregadores e instituições financeiras. Para saber mais acesse https://serasa.certificadodigital.com.br/ecpf/ .

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.