Imagem do artigo

Certificação Digital garantirá segurança do PIX

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
7.6

Certificação Digital garantirá segurança do PIX, que teve início do cadastro no último dia 5 de outubro. O PIX, novo sistema de pagamentos do Banco Central (Bacen) promete uma verdadeira revolução na forma de realizar transações bancárias no Brasil. E a Certificação Digital será um elemento importantíssimo para garantir a segurança e a confiabilidade da novidade.

Quando entrar em funcionamento, a partir de novembro, o PIX permitirá a transferências eletrônicas 24 horas por dia, sete dias por semana. Utilizando sistemas de QRCode ou as chamadas chaves de endereçamento (CPF/CNPJ, e-mail ou número de celular de cada usuário). No atual sistema, são usados os DOCs e as TEDs, bem mais limitados que o PIX. Que permitirá que as transferências sejam realizadas em no máximo 10 segundos (contra duas horas para uma TED, por exemplo). Outra vantagem é o uso de apenas um dado para realizar cada transferência: a já mencionada chave de endereçamento. Nos DOCs e nas TEDs, são necessários número da conta bancária, da agência, nome do recebedor e CPF ou do CNPJ do beneficiário.

Com a gradual adoção do sistema por mais players de mercado, como concessionárias de serviços como saneamento e energia (que poderão usar a tecnologia para cobrança de contas), as possibilidades do PIX são inúmeras.

Uso da Certificação Digital

Em suma, o documento “Especificações técnicas e de negócio do ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro”, desenvolvido pelo Banco Central tendo como foco os requisitos de segurança do PIX, deixa claro que , “tanto para autenticação e criptografia da conexão com as APIs do PIX como para assinatura digital das mensagens, devem ser utilizados certificados digitais ICP-Brasil”. De acordo com essas orientações, tanto o próprio Bacen quanto as instituições financeiras participantes deverão utilizar Certificados Digitais.

Por fim, já utilizada há quase duas décadas em diversas iniciativas dos setores público e privado, a Certificação Digital comprova mais uma vez, sua importância na garantia da segurança, praticidade e validade jurídica de todo tipo de operação. Para mais informações, acesse https://serasa.certificadodigital.com.br/.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.