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Erros na estratégia de marketing de conteúdo para atrair clientes

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Escrito por Certificado Digital
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Usar conteúdo relevante para atrair e engajar clientes é a principal ferramenta do marketing de conteúdo. Marcas estão usando cada vez mais essa técnica para aumentar o faturamento, sem necessariamente falar na compra de um produto ou serviço. No entanto, muitas empresas cometem erros, como pular etapas do planejamento ou querer resultados de uma hora para outra. Saiba o que não fazer na estratégia de marketing de conteúdo para conquistar novos clientes.

Erros na estratégia de marketing de conteúdo: não ter um objetivo

Se você decidiu investir na estratégia de marketing de conteúdo, deve ter um objetivo. Tenha em mente que um objetivo precisa ser claro, mensurável e realizável em um período de tempo.

Por exemplo, conquistar mais clientes é algo muito vago. Mas propor um aumento de 10% no número de clientes em dois meses é um objetivo mais concreto e mensurável. Portanto, estabeleça os objetivos de negócio da sua empresa primeiro para saber quais as metas a serem alcançadas pelo marketing de conteúdo.

Se for necessário aumentar o faturamento da sua empresa em 40%, em um determinado período, por exemplo, verifique quantos leads o marketing de conteúdo precisa captar para ter “x” novos clientes por mês.

Erros na estratégia de marketing de conteúdo: não conhecer a fundo o seu público

Para traçar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo. Pois os conteúdos a serem produzidos devem ser relevantes, ou seja, atender às necessidades da sua audiência.

O primeiro passo para entender o seu público é criar, baseada em dados reais, uma persona: personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio. A persona traz informações mais precisas do que o conceito de público-alvo. Ela tem dados como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Ocupação;
  • Renda;
  • Hábitos;
  • Hobbies;
  • Dificuldades;

Esses detalhes direcionam a estratégia de marketing de conteúdo. A partir dos desejos e necessidades da persona, os conteúdos a serem produzidos tendem a ser mais assertivos e com grandes chances de converter leads em clientes.

Erros na estratégia de marketing de conteúdo: superficialidade dos conteúdos

No marketing de conteúdo, o principal é entregar conteúdos relevantes para a sua persona. Não podem ser superficiais, precisam resolver algum problema ou acrescentar informações valiosas para o que esse tipo de pessoa busca.

Materiais originais são importantes para o sucesso, mas também é preciso considerar as seguintes questões na produção de conteúdo:

Palavra-chave – é uma peça fundamental na estratégia de marketing de conteúdo. A partir da(s) palavra(s)-chave correta(s), você conseguirá chegar ao usuário, especialmente em mecanismos de busca, como o Google.

É necessário saber quais são os termos mais pesquisados no seu segmento e quais estão relacionados aos assuntos dos conteúdos a serem produzidos. Dessa forma, você avaliará quais palavras-chave devem gerar melhores resultados.

Funil de vendas – permite identificar o momento de cada usuário. Sendo assim, você saberá qual o conteúdo mais indicado para oferecer.

  • Por exemplo: você tem um escritório de contabilidade e sua persona é um microempreendedor que ainda não sabe ao certo por que precisa dos seus serviços. É interessante que seus conteúdos sejam educativos, sobre os benefícios de contratar um contador para os negócios, quais as funções de um contador, entre outros.

Materiais sobre produtos e serviços – eles devem ser oferecidos com cuidado, no momento certo, em que sua persona já está preparada para tomar uma decisão de compra. Por isso é tão importante acompanhar o funil de vendas.

  • Lembre-se que a persona não está interessada no seu produto/ serviço. Quer apenas uma solução para o problema dela.

Erros na estratégia de marketing de conteúdo: não distribuir o conteúdo

Distribuir é essencial na estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, não adianta produzir um material para ninguém ver. Publicar conteúdos no seu blog somente não trará bons resultados. É necessário divulgá-lo em outros canais, como nas redes sociais e no e-mail marketing.

  • Você precisa ir em busca da audiência para que seu conteúdo seja visto e, principalmente, consumido. Vale ressaltar que o alcance orgânico nas redes sociais está cada vez mais reduzido. Patrocinar alguns posts pode uma alternativa para driblar o problema.

Erros na estratégia de marketing de conteúdo: não mensurar resultados

Não medir o desempenho atrapalha qualquer estratégia de marketing de conteúdo. No caso de um blog, é preciso analisar o número total de visitas, de quais canais seu público vem e quais os artigos mais acessados, por exemplo.

  • Plataformas de blog já fornecem alguns indicadores, mas existem uma série de ferramentas, como o Google Analytics, que ajudam a monitorar o desempenho do site.

Tudo funciona em cadeia: sua empresa produz conteúdo, que atrai visitantes, que se transformam em leads e se convertem em clientes. Periodicamente, é necessário entender quanto foi investido em conteúdo e quanto cada ação teve de retorno.

Dessa forma, você consegue verificar o quão próximo está do seu objetivo. A partir dessa análise, é possível ajustar alguns pontos da estratégia de marketing de conteúdo, como ações que não geraram bons resultados.

Atenção! Marketing de conteúdo é um tipo de estratégia que exige um acompanhamento constante, a longo prazo. Por isso, não desanime se não conseguir os resultados que deseja em um curto período de tempo.

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