Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Brasil e Argentina iniciam uso do Certificado de Origem Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.3

Documentos de origem digital poderão ser usados para validar operações do comércio entre Brasil e Argentina a partir do próximo dia 10 de maio de 2017. A data em que o uso de CODs (Certificados de Origem Digital) entra em vigor foi divulgada no último dia 4 de abril, dur//ante o encerramento da 4ª Reunião da Comissão Bilateral de Produção e Comércio, em Buenos Aires (Argentina).

O início das operações com certificados digitais faz da Argentina a principal parceira brasileira no esforço de modernização dos processos de comércio exterior. Cada COD terá de ser assinada com certificados digitais como o e-CNPJ, da Serasa Experian, padronizados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Na Argentina, a validação da assinatura respeitará a legislação local.

A regulamentação para o uso de CODs no comércio entre países do Mercosul foi publicada no Diário Oficial no último dia 2 de fevereiro. A expectativa é a de que haja uma queda de ao menos 35% nos custos da emissão de documentos e uma redução dos prazos de até três dias para cerca de 30 minutos.

“Brasil e Argentina coincidem em momento histórico de revisão de rumos e de reformas importantes para o saneamento de contas e a retomada no crescimento de nossas economias”, afirmou o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil, Marcos Pereira.

Pequenas e Médias Empresas

Pereira e o ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera, também assinaram declaração conjunta nas áreas de pequenas e médias empresas e inovação. O objetivo da iniciativa é harmonizar e simplificar os regimes de importação e exportação para facilitar a inserção dessas empresas no comércio exterior.

O que é o COD

Certificado de Origem Digital, ou COD, é a versão digital do Certificado de Origem, que atesta a procedência das mercadorias entre países que mantém acordos comerciais. Ele é usado para reduzir ou isentar impostos de importação e garantir o acesso preferencial de mercadorias.

O COD atende a rígidos padrões de segurança e é assinado digitalmente por exportadores e funcionários habilitados pela entidade emissora local.

Comprar e-CNPJ

Fonte: Agência Brasil / Portal Brasil

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.