Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Certificado digital para pessoa física: qual é o mais indicado?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.9

O Certificado Digital pode funcionar como um documento de identidade para pessoas físicas e jurídicas. Ele garante que seja possível realizar diversas transações com segurança, de forma prática, rápida e menos burocrática.

Nesse sentido, é válido destacar que um Certificado para pessoa física permite que ela consiga realizar diversas atividades. A ferramenta é uma ótima forma de deixar o dia a dia mais otimizado, uma vez que não será mais necessário ficar horas em uma fila de banco.

Continue a leitura para saber mais a respeito do Certificado digital e qual a melhor opção para suas necessidades!

O que é Certificado Digital?

O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que apresenta todas as informações do seu usuário, empresa ou pessoa física. A tecnologia usa chaves criptográficas em um token ou em um arquivo digital. Isso permite a geração da de uma identidade segura.

Logo, o Certificado é como se fosse uma identidade virtual. Ele pode ser usado para assinar documentos, emitir nota fiscal, realizar questões burocráticas, entre outras situações.

Quais são os principais tipos de certificado digital?

Há diferentes tipos de Certificados Digitais, e cada um é utilizado para determinada finalidade. Dessa forma, é fundamental conhecer os principais tipos para que você consiga fazer uma boa escolha. Confira!

Certificado tipo A

Os Certificados tipo A são aplicados para realizar assinatura digital. É a opção mais usada no dia de hoje e tem como principal finalidade garantir a autenticidade dos documentos produzidos virtualmente.

O modelo é recomendado para profissionais liberais que necessitam enviar documentos assinados de forma online. Além do mais, ele é uma ótima opção para os negócios que precisam enviar uma elevada quantidade de documentos durante suas atividades. O modelo é criptografado, apresenta validade por um ano e é protegido por uma senha.

O Certificado tipo A apresenta diferentes categorias. No A1, por exemplo, a identificação é armazenada no dispositivo móvel, no computador ou no navegador.

A outra opção é o A3, que pode ser inserido em um cartão ou token. A sua validade depende do local de armazenamento — normalmente, de três anos.  É fundamental optar pelo modelo que consiga proporcionar um tempo maior de duração, assim, não será necessário fazer a troca com frequência.

Certificado tipo T

O principal objetivo do Certificado tipo T é certificar o momento em que determinado documento foi emitido. Por essa razão, ele é conhecido como carimbo de tempo ou timestamp.

Para evitar situações de fraudes, o Certificado faz uso de uma terceira parte certificadora para validar a hora em que o processo foi feito. Além do mais, deixa as transações mais seguras e pode ser usado com outros tipos de Certificados.

Certificado tipo S

O Certificado tipo S é o modelo usado para garantir o máximo de confidencialidade e sigilo durante uma transação. Ao usar esse tipo, todos os dados são criptografados e o acesso só é feito por meio de um Certificado autorizado, o que evita o vazamento de informações confidenciais. O tipo S é uma boa alternativa para as instituições que lidam com importantes dados no ambiente virtual.

Qual é o Certificado Digital mais indicado para pessoa física?

O Certificado mais indicado para a pessoa física é o e-CPF, ou seja, o CPF versão digital para autenticar as transações bancárias, acessar o sistema e-CNH do Detran, entre outras ações feitas por pessoas físicas no ambiente virtual. Sua emissão pode ser feita com o tipo A1 ou A3, sendo que o importante é garantir a segurança, o sigilo dos dados e a integridade das informações.

Quais os benefícios em ter um Certificado para pessoa física ?

Após conhecer o melhor Certificado para pessoa física, é necessário conhecer as vantagens proporcionadas pelo Certificado Digital. Veja, a seguir, quais são elas e como a ferramenta pode ser útil na realização das tarefas cotidianas!

Praticidade

Com a utilização do Certificado Digital, não é necessário fazer a assinatura de forma presencial. Atualmente, a assinatura digital proporciona a agilização de diversos processos, uma vez que poderão ser resolvidos pela internet de forma rápida.

Com ele, é possível fazer transações em regiões diferentes, fechar negócios e contratar pessoas e empresas, mesmo distantes. Além do mais, diversos serviços governamentais podem ser utilizados com o Certificado e-CPF

Segurança

Uma das maiores vantagens proporcionadas pelos Certificados é a segurança proporcionada. Isso ocorre porque eles são regulamentados por órgãos governamentais e por toda a Autoridade de Registro.

Dessa forma, ele apresenta validade jurídica e é totalmente seguro. O uso da criptografia evita falsificações e a ocorrência de fraudes. As ferramentas tecnológicas permitem que sejam feitos cálculos matemáticos para a geração de chaves de verificação aleatórias para deixar as informações protegidas.

 Diminuição de gastos

Com o uso do Certificado, é possível diminuir a utilização de papel, já que os documentos podem ser assinados virtualmente, sem a necessidade de serem impressos. Além do mais, ele deixa a rotina individual mais otimizada, já que será possível realizar vários processos dentro de casa.

É necessário ressaltar que ao diminuir a quantidade de papel, você contribuirá para a redução do desmatamento e a conservação dos recursos naturais. Nesse contexto, eles ajudam a preservar o meio ambiente. As pessoas que adotam a ferramenta se mostram preocupadas com as questões sociais e ajudam as próximas gerações.

Como solicitar um Certificado Digital para pessoa física ?

Para ter um Certificado Digital, é preciso buscar por uma empresa autorizada pelo governo, como a Serasa Experian. Após essa etapa, você deve escolher o tipo, o armazenamento e a data de vencimento.

Para optar pelo modelo mais satisfatório para suas necessidades, é primordial entrar em contato com a certificadora para saber o custo e para que ela auxilie durante todo o processo. É fundamental ter muito cuidado durante a compra, já que ele funcionará como sua identidade. Para que não existam maiores contratempos, é essencial escolher uma instituição que entenda do assunto.

Você viu que há diferentes tipos de Certificado Digital. Eles apresentam diversos benefícios, uma vez que podem ser usados para solucionar muitas questões pessoais. Uma pessoa física que deseja mais praticidade pode contar com o e-CPF.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para conhecer mais informações a respeito dos Certificados Digitais!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.