Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Veja a lista dos principais sistemas de governo e portais que usam Certificado Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.5

Você sabia que atualmente muitos sistemas de governo e portais usam Certificado Digital? Pois é! E a tendência é aumentar cada dia mais, viu? Isso porque sistemas que usam Certificado Digital são mais seguros, ágeis e capazes de realizar transações eletrônicas com confiança e sem maiores contratempos.

Neste conteúdo, vamos explicar como funciona o Certificado Digital, trazer uma lista de quais são os sistemas que utilizam essa ferramenta e enumerar as principais vantagens que ela traz! Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o certificado digital?

Com o aumento das transações feitas no meio digital, a segurança das informações se tornou algo imprescindível para o governo, para as pessoas jurídicas e para as físicas. Por essa razão, o Certificado Digital foi criado com o que existe de mais avançado em criptografia. Desse modo, ele consegue garantir o máximo de proteção e validade das informações.

É preciso ressaltar que, quando o Certificado Digital é usado para emitir alguma assinatura, as informações são enviadas pelo emissor com uma chave pública, para que somente o receptor consiga acessar os dados por uma chave capaz de decifrá-los. Com ele, as informações trocadas no meio online ocorrem de forma segura.

Quais os sistemas e portais do governo que fazem uso do certificado digital?

O governo permite a utilização do Certificado Digital em alguns sistemas e portais, com o objetivo de facilitar as obrigações das pessoas jurídicas e físicas. É possível cumprir todas as suas obrigações de forma rápida e ágil por meio dessa ferramenta. Confira onde ela pode ser utilizada:

  • E-social

O e-Social é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Por meio dele, empresas transmitem ao governo informações relativas aos seus funcionários, como folha de pagamento, FGTS, contribuições previdenciárias e obrigações fiscais.

  • Nota Fiscal Eletrônica

Criado para substituir os antigos talões de Nota Fiscal, o portal de emissões de Nota Fiscal Eletrônica está na lista de sistemas que usufruem dos benefícios do Certificado Digital. Seu objetivo é permitir a emissão de notas de maneira mais fácil e ágil.

    • SPED

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi criado pela Receita Federal para o envio de informações fiscais, contábeis e previdênciárias. Aqui, vale lembrar que existe o SPED Fiscal, que é utilizado para realizar apurações e substitui os antigos Livros de Entradas e Saídas das empresas, e o SPED Contábil, que diz respeito ao controle da fiscalização de tributos.

  • Conectividade social ICP

Destinado à troca de informações sobre o FGTS, o Conectividade Social é um canal que conecta diferentes operadores, como a Caixa Econômica Federal, agentes, escritórios de contabilidade, prefeituras, entre outros!

  • Simples Nacional

É pelo Simples Nacional que diversos tributos e impostos são recolhidos. Em algumas situações, a utilização do Certificado Digital torna-se indispensável.

  • SICAF

Parte do SIASG (portal de compras governamentais), o SICAF é o sistema onde são realizados cadastros e habilitações de pessoas físicas ou jurídicas que querem participar de processos de licitação.

  • Passaporte eletrônico

Desde 2010, os passaportes utilizados por pessoas físicas para viajar ao redor do mundo contam com chip para gravação de dados e são protegidos por Certificado Digital e por protocolo EAC (Extended Access Control).

  • e-CNH

O e-CNH é o portal do Detran de São Paulo que reúne informações referentes ao processo de obtenção da Carteira Nacionald e Habilitação, bem como dados de condutores habilitados. É por meio do Certificado Digital do tipo e-CPF que representantes de Centros e Formação de Condutores, psicólogos que realizam testes psicoténicos e médicos envolvidos no processo podem acessar o sistema.

  • e-CAC

O e-CAC é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal que reúne, entre outras funcionalidades, a consulta de situação fiscal do CNPJ, inclusão no Cadastro Específico do INSS (CEI), consulta de processos digitais, entre outras.

  • Processo Judicial Eletrônico

É uma plataforma digital que permite a realização e acompanhamento de atos jurídicos, como petições, certidões, despachos, entre outros. Para acessá-la, o Certificado Digital é fundamental.

Como o certificado consegue comprovar a identidade? 

A principal função do Certificado Digital é identificar uma pessoa ou uma empresa. Ele faz uso de chaves criptografadas para validar a autenticidade de uma assinatura, por exemplo. Todo o processo funciona basicamente por duas chaves, a pública e a privada.

A chave pública é compartilhada juntamente com quem precisa decodificar a criptografia dos dados que comprovam a identidade de um certificado. Já a prova é usada para criptografar informações que certificam a identidade atrelada a um CNPJ ou a um CPF, e essa chave só é conhecida por quem é autorizado a utilizar o certificado.

Quais as vantagens em utilizar o certificado digital? 

O Certificado Digital é uma ferramenta que apresenta diversas vantagens para as empresas e para as pessoas físicas. Com ele, diversas questões burocráticas podem ser solucionadas. Confira os principais benefícios!

  • Assinar documentos 

Uma das maiores vantagens em utilizar o Certificado Digital é utilizá-lo para assinar documentos no ambiente digital. Dessa forma, não é necessário um ambiente físico para resolver algum contratempo, pois, com o Certificado, você pode comprovar sua identidade e otimizar as obrigações do dia a dia, como ir a cartórios. A assinatura feita digitalmente tem a mesma validade de um documento físico assinado com firma reconhecida.

  • Diminuição de gastos 

Ao facilitar a realização de diversas tarefas no meio digital, o Certificado reduz gastos relacionados com compra, impressão e armazenamento de papéis, já que os processos operacionais ficam mais simples. Isso é um ótimo benefício para quem deseja otimizar o tempo e reduzir gastos.

  • Acesso a diversos sistemas 

Em uma organização, é muito comum o acesso a sistemas e portais do governo. Com o Certificado, o acesso pode ser feito de forma rápida e sem maiores burocracias. Isso permite que as obrigações sejam feitas em dia e não haja pendências.

  • Mobilidade

Com o Certificado, é possível realizar qualquer obrigação a longa distância. Caso precise fazer uma viagem, você pode resolver do lugar em que está. Basta contar com o auxílio dessa importante ferramenta. Com ele, os documentos podem ser assinados rapidamente. Para isso, basta contar com um celular, tablet ou computador.

  • Segurança jurídica 

Todo documento assinado por meio do Certificado Digital apresenta validade jurídica. Por isso, não é preciso passar horas na fila de um cartório. Todo o processo de assinatura de documento fica simples e prático.

Portanto, saber os sistemas que usam Certificado Digital hoje em dia é fundamental. Sendo assim, é preciso buscar por empresas especializadas no assunto, também conhecidas com Autoridades Certificadoras, como a Serasa Experian, para que consiga realizar a escolha mais eficiente para suas necessidades. Existem alguns tipos de certificado, o A1 e o A3, cada um com suas especificidades. Ao buscar entender mais a respeito do assunto, você saberá o melhor para você ou para sua empresa.

Ficou com alguma dúvida a respeito do assunto? Então, acesse nosso blog para entender melhor a respeito do Certificado Digital!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.