Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

2 dicas de como ganhar dinheiro declarando o Imposto de Renda

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.4

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com IR. Em 2023, a declaração poderá ser feita até o dia 31 de maio e é obrigatória para as pessoas físicas e jurídicas que se enquadram nos critérios de obrigatoriedade, como MEI. Se o contribuinte não realizar a declaração dentro do prazo previsto, poderá ser penalizado pela Receita Federal.

Ao saber como ganhar dinheiro declarando Imposto de Renda, você não vai ficar no prejuízo. Mas é necessário conhecer as alternativas e as obrigações para que o processo não seja feito da forma errada. Continue a leitura e saiba mais!

1. Dedução

Ao fazer a declaração do Imposto de Renda, existe a possibilidade de abater valores da base de cálculo do imposto durante o processo, o que diminui o seu valor final. Saiba que esses valores são conhecidos como gastos dedutíveis e estão relacionados às seguintes despesas:

  • saúde;
  • dependentes;
  • pensão alimentícia;
  • previdência privada;
  • contribuição de INSS;
  • doações.

Ao fazer a dedução dos gastos mencionados, você pode recuperar parte dos valores gastos, já que eles serão descontados do cálculo do imposto. Quanto mais deduções forem inseridas, menor será o seu pagamento.

É necessário destacar que inserir deduções falsas e sem comprovação pode fazer você cair na malha fina — e causar diversas penalizações. Por essa razão, coloque apenas informações verdadeiras e que possam ser comprovadas.

2. Restituição

A restituição consiste na devolução do dinheiro pago a mais em impostos cobrados no ano anterior, ou seja, no ano-base da declaração. O valor é determinado pelo próprio sistema e leva em consideração os gastos dedutíveis e os valores retidos na fonte.

Se você não for obrigado a fazer a declaração, mas teve algum problema de retenção do tributo por meio do desconto do IRRF no seu holerite, basta declarar o seu IR para receber o dinheiro de volta.

Mas se a sua declaração apresentar algum erro ou omissões, você não terá a restituição do valor até que a situação fique regularizada com a Receita Federal. É importante ressaltar que nada passa despercebido pelo órgão público. Logo, para evitar maiores problemas, é fundamental cumprir com as suas obrigações.

Se você não souber realizar o processo, vale a pena buscar um profissional especializado em IR para que a sua declaração seja feita corretamente e você consiga os benefícios da restituição e da dedução.

Como vimos, existem duas formas de ganhar dinheiro com a declaração do Imposto de Renda: a dedução e a restituição. Elas foram criadas com a finalidade de ajudar o contribuinte, para que ele não fique no vermelho e consiga de volta um dinheiro que é seu por direito.

Portanto, as duas opções precisam da sua honestidade. Não é interessante querer saber como ganhar dinheiro declarando Imposto de Renda com a intenção de mentir e de querer inserir informações falsas a respeito dos seus ganhos. Afinal, isso pode trazer muitos problemas, como multas altas.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais informações valiosas a respeito do Imposto de Renda!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.