Imagem do artigo

Dia da Internet Segura: saiba quais medidas adotar para proteger as crianças no uso da rede

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

O uso de ferramentas adequadas e a orientação sobre as melhores práticas reduzem os riscos da exposição dos pequenos na internet

No próximo dia 9 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Internet Segura. A data tem como objetivo promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, especialmente as crianças, que estão bastante expostas a riscos na rede.

A iniciativa é da rede conjunta Insafe-INHOPE, que reúne as organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet na União Europeia. Todos os anos, este dia, também conhecido como Safer Internet Day (SID), apresenta um tema diferente. Em 2021, o tema é “Juntos por uma internet melhor”.

Embora não seja possível impedir que as crianças tenham contato com a internet, é preciso adotar algumas medidas para proteger os pequenos enquanto eles estiverem no mundo virtual.

Sabendo da importância do tema, separamos algumas das principais recomendações para tornar o uso da internet mais seguro para as crianças. Confira!

Use ferramentas de bloqueio de conteúdo

Existem diversas ferramentas que ajudam a bloquear certos tipos de conteúdo. Podem ser recursos do próprio sistema operacional, aplicativos ou softwares. Algumas impedem que esses conteúdos sejam abertos no computador ou celular, enquanto outras permitem monitorar o que está sendo acessado.

Elas oferecem também diversos níveis de bloqueio, de acordo com a avaliação dos pais em relação ao que é adequado para os seus filhos.

Ative a busca segura

O sistema de busca segura também limita o tipo de conteúdo que será exibido nos resultados de pesquisa, impedindo a abertura de páginas definidas como indesejadas. Ele pode ser ativado tanto para dispositivos móveis quanto para o computador. É possível, ainda, filtrar, de forma simples e rápida, o tipo de conteúdo que deve ser bloqueado.

Limite o acesso a aplicativos e jogos

Tablets e celulares permitem criar diferentes perfis em uma mesma máquina. Essa é uma opção interessante especialmente quando se compartilha o mesmo equipamento. Assim, os pais não precisam restringir as suas ações e, ao mesmo tempo, podem monitorar o que a criança está acessando.

Esse recurso também está presente em computadores. Além de limitar o que será acessado, é possível estabelecer um horário para que a máquina desligue, a fim de controlar o tempo que a criança permanece online.

Não se esqueça do antivírus

Diversos programas maliciosos circulam pela internet e podem invadir a rede doméstica. Hackers estão constantemente tentando burlar o sistema para roubar dados e outras informações pessoais. Por isso, o antivírus é essencial para aumentar a segurança da internet não apenas para as crianças, mas para qualquer pessoa.

Use senhas fortes e troque-as periodicamente

Outro recurso fundamental para usar a internet com segurança diz respeito ao uso das senhas. Além de escolher senhas complexas, de difícil identificação, elas devem ser únicas — ou seja, não use a mesma combinação para vários acessos diferentes — e alteradas periodicamente.

Nesse sentido, a senha de acesso à rede de internet é uma das mais sensíveis. Mude também as senhas dos programas e sites que a criança utiliza. Dependendo da idade dela, pode ser interessante não revelar as senhas e fazer você mesmo o login, evitando que ele compartilhe essa informação.

Instale apenas programas de fontes confiáveis

Ao instalar aplicativos, jogos e outros programas nos seus dispositivos, certifique-se de que eles tenham procedência confiável. Isso vai evitar que eles tragam vírus ou abram espaço para a invasão de hackers. Prefira as lojas oficiais, como o Google Play, a App Store e as que pertencem ao próprio fabricante dos dispositivos móveis.

Acompanhe as atividades da criança

Monitorar a atividade dos filhos não é uma invasão de privacidade, mas uma maneira de garantir a sua segurança. Por isso, é importante ser presente na vida virtual da criança, assim como se faz no mundo offline. É recomendado adicioná-lo nas redes sociais, observando o que ele está postando na internet, as pessoas com quem está conversando e também aquelas que estão seguindo o seu filho.

Oriente e mantenha um diálogo aberto

Como sempre ocorre quando o assunto é segurança, a orientação sobre as melhores práticas é fundamental. É muito importante manter um diálogo aberto com a criança e explicar os riscos aos quais se está exposto se não souber como navegar pelo mundo virtual.

Instrua-a a não revelar dados pessoais, não enviar fotos íntimas e não adicionar pessoas estranhas. Explique que a internet é uma ótima ferramenta de entretenimento e aprendizado, mas pode esconder armadilhas.

Observe a segurança dos sites

Já reparou que alguns sites começam com “http://” enquanto outros começam com “https://”? Esse “S” significa que o site criptografa os dados dos clientes que acessam o site. Essa tecnologia que equipa esse pequeno “s” é chamada de SSL, que significa Secure Sockets Layer.

Ela é obtida com o uso do Certificado SSL, que protege informações importantes dos usuários que navegam naquele website, impedindo que sejam interceptadas, capturadas ou visualizadas durante transferência dos dados até o servidor que hospeda a aplicação.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais com toda a segurança e comodidade. Além do Certificado SSL, há diversos outros tipos de CD, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador, que oferecem serviços específicos para cada cidadão e profissional.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.