Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Quando ocorre a revogação do Certificado Digital? Descubra aqui

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7

Atualmente, o certificado digital é essencial para conseguir realizar diversas atividades do dia a dia. Assim, muitos empreendedores, empresas e profissionais do Simples Nacional contam com ele para otimizar as suas obrigações, uma vez que ele apresenta validade jurídica e deixa os processos mais seguros. Para que não ocorram contratempos, é essencial ficar atento à revogação do certificado digital.

Nesse sentido, é importante ressaltar que, quando um certificado digital é revogado, ele não pode ser recuperado nem utilizado. Tal processo acontece para garantir a segurança do usuário, isso é feito em situações de perda ou de comprometimento durante a utilização da tecnologia. Continue a leitura e saiba mais a respeito do assunto!

O que é revogação do certificado digital? 

A revogação do certificado digital consiste no cancelamento da certificação antes do seu prazo de vencimento. Esse processo pode ser feito pelo próprio usuário, pela Autoridade Certificadora Raiz, pela Autoridade Certificadora ou pela Autoridade de Registro.

Quando ocorre? 

A revogação de uma certificação pode acontecer por diversas razões, como a perda do cartão ou do token de acesso. Os certificados do tipo A3 são inseridos em uma mídia física, isso faz com que o proprietário possa levá-lo para vários lugares e, caso ele seja perdido, é preciso solicitar sua revogação imediatamente.

Outro motivo pelo qual ocorre a revogação é a inserção de informações erradas. Um certificado tem um papel fundamental na vida de um uma pessoa física ou jurídica, já que ele funciona como um documento de identificação virtual, podendo ser empregado para autenticar muitos documentos com validade jurídica. Se algum dado estiver errado, o certificado já não é uma ferramenta segura para resolver questões burocráticas.

Como acontece? 

A revogação pode ser efetuada de forma online ou presencial. Na online, a instituição emissora normalmente envia um formulário para que você preencha com informações pessoais e coloque as razões. Após esse procedimento, é necessário aguardar a confirmação.

Se preferir fazer a revogação de maneira presencial, você poderá preencher o formulário de forma manual e entregá-lo no posto de emissão. Nessa situação, não é preciso que seja feito reconhecimento de firma, basta levar seus documentos pessoais para validar que você é o responsável pelo certificado.

As revogações online e presencial não apresentam custos, e o processo ocorre rapidamente, uma vez que é imprescindível que seja feito em até 12 horas. Para saber mais informações, entre em contato com a certificadora pela qual você fez a aquisição.

Quais as vantagens de manter um Certificado em dia? 

É necessário enfatizar que manter um certificado em dia e com todas as informações corretas, você poderá resolver diversas questões de modo rápido, sem muita burocracia. Sendo que isso é muito benéfico para quem pretende realizar transações de forma segura e assinar e-mail ou outros documentos, e para quem precisa se comunicar com alguma entidade governamental.

Portanto, a revogação do certificado digital não pode deixar de ser efetuada quando for percebida alguma informação incorreta. Em situação de perda ou roubo, é essencial procurar imediatamente a Autoridade Certificadora para iniciar o processo de revogação. Um certificado apresenta diversas utilidades, logo é imprescindível que você tenha cuidado e atenção ao utilizá-lo.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco e saber mais a respeito do assunto!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.