Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Homologado o primeiro chip que permite aplicação de Certificado Digital em “Internet das Coisas”

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) homologou o primeiro microcontrolador criptográfico para uso geral, que permite a utilização do Certificado

Digital diretamente em qualquer tipo de objeto conectado à Internet.

Os objetos de todos os tipos conectados à Internet já fazem parte do dia a dia de milhões de brasileiros, como televisores, geladeiras, relógios, celulares, automóveis etc. Com a rápida popularização da Internet das Coisas, ou IoT na sigla em inglês para Internet of Things, cresce também a preocupação de governo e empresas em garantir a segurança desses dispositivos.

Nesse cenário, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) homologou o primeiro microcontrolador criptográfico para uso geral, no modelo da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

O chip criptográfico vai aumentar a segurança em dispositivos do tipo IoT, pois permite a utilização do Certificado Digital diretamente nesses aparelhos.

Inicialmente, esse dispositivo tem aplicabilidade imediata para Objetos Metrológicos (OM), utilizados na geração de registros de medição legal, que são regulados pelo INMETRO, bem como em outros tipos de equipamentos que requerem maior segurança contra fraudes.

O dispositivo microcontrolador é um chip que armazena o Certificado Digital localmente, com segurança para uso de acordo com as exigências internacionais e os normativos da ICP-Brasil para módulos criptográficos. 

A solução permite levar a tecnologia de criptografia para quaisquer equipamentos independentemente do produto ou aplicação, com o objetivo, entre outros, de coibir fraudes ou acesso indevido.

O equipamento da empresa Infineon Technologies South America foi avaliado pelo Laboratório de Ensaios e Auditoria (LEA)e foi homologado pelo ITI, no Nível de Segurança de Homologação 1, em conformidade à legislação brasileira.

A homologação da solução foi publicada no Ato Declaratório Executivo nº 1/2021 no Diário Oficial da União de 26 de janeiro.

A Certificação Digital, que já traz segurança por meio da criptografia, além de uma série de benefícios, como o acesso mais prático a sites do Governo, emissão de documentos e Notas Fiscais online, tanto para Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas, agora ganha mais uma aplicação com a Internet das Coisas.

A Serasa Experian Certificação Digital presta uma ampla gama de serviços e oferece todo o suporte para a utilização do Certificado Digital no padrão ICP-Brasil. Para obter mais informações, acesse o site Serasa Experian Certificado Digital.

 

 

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.