Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

O que é assinatura híbrida? Entenda mais sobre essa tecnologia

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
9

Uma assinatura híbrida é composta por duas modalidades. Muitas pessoas acham que é uma assinatura física e uma digital, mas não é. Ela consiste na junção de uma assinatura eletrônica, que não faz uso de certificado digital, e a digital, que já aplica o certificado.

É necessário ressaltar que os dois tipos de assinatura podem ser empregados em um mesmo documento. Ela permite que cada signatário utilize a assinatura que for mais conveniente e é uma maneira de facilitar a formalização de algum processo, já que o uso do certificado digital não é obrigatório para realizar o acordo.

Continue a leitura e saiba mais a respeito do funcionamento da assinatura híbrida!

Como funciona a assinatura híbrida em um ambiente online? 

O emprego da assinatura digital é simples, sendo que o indicado é contar com uma plataforma especializada. O documento ou contrato pode ser elaborado no sistema ou usuário pode encaminhar um pronto. Por meio de um ambiente virtual, ele consegue realizar todas as alterações necessárias e enviar uma solicitação por e-mail para que os signatários realizem a sua assinatura.

Lembre-se de que uma das partes não precisa apresentar certificado digital durante o processo. Sendo que quem tiver vai realizar uma assinatura digital, e os que não apresentarem farão uma assinatura eletrônica.

Sendo assim, é preciso ressaltar que existem diferentes tipos de assinatura eletrônica. Na simples as informações do usuário podem ser alcançadas por meio do preenchimento de um formulário online, a assinatura avançada é capaz de confirmar a identidade da pessoa por meio de um eficiente sistema e a assinatura eletrônica qualificada corresponde à assinatura do usuário feita de próprio punho com reconhecimento no cartório. Esses tipos de assinatura tem seus níveis de segurança e vale analisar qual melhor se adequa para o seu dia a dia e demanda.

Quais são seus diferenciais? 

A assinatura híbrida conta com vários diferenciais, como agilidade durante o processo de formalização, mais rapidez e facilidade ao assinar contratos e documentos, sendo mais oferta de opções de assinatura.

A assinatura híbrida é um importante diferencial competitivo, com ela seu negócio pode se adequar às diferentes realidades, o que faz com que ele se destaque da concorrência e potencialize os resultados.

Como adquirir? 

Para adquirir a assinatura híbrida e começar a implementá-la na sua empresa, é preciso que você contrate uma plataforma especializada no assunto, como a Serasa Experian. Dessa forma, vai garantir que todo o processo aconteça de modo seguro. Isso porque a empresa especialista passará todas as orientações necessárias para que você consiga usufruir de seus benefícios.

Onde a assinatura híbrida é permitida e onde não é?

A assinatura híbrida é utilizada para facilitar e otimizar processos de negociação. Existem documentos em que são necessários a assinatura e o certificado digital, como os feitos com contadores e advogados.

Há negócios que já não exigem a assinatura com certificado, como contratos de prestação de serviços. Isso garante que a transação ocorra de maneira rápida e prática, porque alguns signatários não têm o certificado digital.

Portanto, com a assinatura híbrida sua empresa consegue realizar negociações de forma mais eficiente e ágil, já que não se torna obrigatório para uma das partes o uso do certificado digital. Mas saiba que ela deixa os processos ainda mais seguros.

É válido também enfatizar que, com o emprego dessa modalidade de assinatura, não é necessário imprimir diversos papéis, visto que o documento pode ser enviado de forma online. Essa ação contribui para um importante movimento nos dias de hoje, o paperless.

O que achou do nosso post? Para saber mais a respeito de outros assuntos, assine nossa newsletter e receba mais dos nossos conteúdos!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.