Imagem do artigo

Vantagens da Certificação Digital na Engenharia

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Implementação facilita o cotidiano de profissionais da área e traz as vantagens da Certificação Digital na Engenharia. Que passam a emitir e assinar documentos comuns às rotinas de forma eletrônica, com segurança e total validade jurídica.

O Certificado Digital é uma ferramenta essencial na rotina de cada vez mais profissionais ao redor do país. Os dados comprovam: apenas em 2020, já foram mais de 3,3 milhões de Certificados emitidos. Além disso, a estimativa dos especialistas é de que, neste ano, sejam emitidos 6,3 milhões de Certificados.

Já muito difundida em áreas como a contábil, a jurídica e a médica, agora a Certificação Digital também começa a fazer parte do dia a dia do engenheiro. Garantindo mais agilidade e segurança durante o trabalho.

Entre as inúmeras possibilidades oferecidas pelo Certificado Digital aos profissionais da área, estão o acesso eletrônico a sistemas e serviços públicos que dependam de autenticação, o compartilhamento seguro de documentos em formato digital, a redução de custos com autenticação mecânica de documentos e a redução do risco de fraudes, entre muitas outras.

Além de todas as vantagens já citadas, há também a velocidade conferida ao trabalho dos profissionais. Já que eles podem emitir e assinar documentos corriqueiros por meio de procedimentos completamente digitais. Entre os documentos com emissão possibilitada pelo uso do Certificado Digital estão a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e o RTT (Registro de Responsabilidade Técnica), específico para os engenheiros civis. Ambos são de emissão obrigatória e estão previstos em lei.

Ainda não possui um Certificado Digital?

A Serasa Experian oferece diversos tipos de assinatura digital, com total segurança, conforto e confiabilidade. O Certificado Digital mais indicado para um engenheiro é o do tipo e-CPF, destinado às pessoas físicas. É importante lembrar que a utilização da Certificação não gera qualquer prejuízo para os profissionais. Pelo contrário, apenas benefícios, já que a Medida Provisória 2200-2/2001 dá todo respaldo de legalidade aos atos praticados de forma eletrônica, quando validados por Certificado Digital.

Por fim, as vantagens da Certificação Digital na Engenharia vão muito além. Ela pode ser usada por profissionais em diversas áreas como por qualquer pessoa para facilitar transações no mercado imobiliário, por exemplo.

Para mais informações, acesse https://serasa.certificadodigital.com.br/.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.