Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Certificado Digital em nuvem: o que é e para que serve?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6.9

O uso de um certificado digital pelas empresas e pelos usuários vem sendo cada vez mais importante para a garantia da segurança das informações trocadas eletronicamente.

Ele funciona como uma assinatura, sendo ainda mais seguro, confirmando que as informações foram enviadas pelo titular sem maiores problemas e reduzindo possibilidades de fraude.

Além dessas características, o certificado impede que as mensagens sejam alteradas durante seu transporte, mantendo sua integridade de maneira extremamente confiável. 

Ter um contrato com uma empresa reconhecida no mercado para fornecer a sua certificação é de suma importância, pois isso garante que você receba um certificado válido e seguro.

Assim, neste artigo, você vai conferir as últimas novidades do certificado digital, como o certificado digital em nuvem para empresas e para pessoas físicas. Vamos explorar os detalhes sobre ele e os novos modelos de certificados digitais que estão, gradualmente, sendo implementados. Boa leitura!

Por que segurança e confiança são as chaves do negócio?

Com certeza, a confiança é um fator determinante para a aquisição de um certificado digital, assim como de qualquer outro produto ou serviço que dependa da segurança para seu melhor funcionamento.

É importante pesquisar bem antes de escolher uma empresa para fornecer seus certificados digitais, para ter certeza de que ela é idônea e oferece os melhores produtos e serviços.

Além disso, verifique se a empresa está habilitada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) para emitir certificados digitais válidos no Brasil.

Qual a importância de proteger a nossa privacidade? 

Em um mundo onde os avanços tecnológicos são constantes, os riscos de ter nossas informações privadas vazadas são crescentes.

Assim, proteger a nossa privacidade é fundamental para evitar que dados preciosos caiam em mãos erradas. E não é apenas isso: garantir a privacidade também é importante para preservar o nosso direito à autonomia. 

Os certificados digitais atuam exatamente na segurança e na proteção de nossas informações, inclusive aquelas pertencentes a empresas, colaboradores e parceiros. São ferramentas de segurança que criptografam dados e garantem a privacidade das comunicações em uma rede.

O que é um certificado digital?

O Certificado Digital é o documento de identificação no meio eletrônico, como seu CPF, Identidade ou um CNPJ, mas virtual. Com ele você acessa diversos serviços e assina documentos com validade jurídica, sem necessidade nem sequer de caneta. Eles são criados a partir de um conjunto de dados criptografados que identificam um determinado usuário, grupo ou dispositivo em um ambiente online.

Tal recurso de identificação remota pode ser usado para autenticar a identidade do usuário em uma transação, permitindo que ele acesse o conteúdo ou realize diversas tarefas, desde fazer compras a transferências bancárias em tempo real.

Os certificados digitais são emitidos por entidades de certificação, que verificam e confirmam as informações fornecidas pelo solicitante antes de gerá-los.

O que é uma autoridade certificadora (CA)?

Uma autoridade certificadora (CA) é uma entidade que emite e gerencia certificados digitais. As CAs são responsáveis por verificar as informações fornecidas pelos solicitantes de certificados e emitir um certificado válido após a confirmação das suas informações.

Algumas CAs também oferecem serviços de gerenciamento de chaves, o que pode ajudar os usuários a proteger e controlar seus certificados digitais. Quer saber mais sobre o tema? Já falamos em nosso blog sobre as CAs e como elas funcionam. Você pode acessar o material aqui.

Em resumo, as empresas de certificação são obrigadas a seguir determinados procedimentos e regras para garantir que as chaves criptográficas e os processos de validação sejam mantidos em conformidade com os padrões aceitos internacionalmente.

Os governos também podem exigir que as empresas de certificação sejam auditadas pelas autoridades competentes para garantir o cumprimento das regras.

Ultimamente, as certificadoras têm avançado muito na tecnologia de identificação de usuários, trazendo para o mercado a certificação digital em nuvem. A seguir você acompanha mais sobre esse novo detalhe.

Como os certificados digitais funcionam?

Certificados digitais, criados e emitidos por empresas de certificação, verificam a identidade do solicitante e atribuem um número de série único para aquele documento ou usuário.

Esse número é usado para assinar digitalmente os documentos, permitindo que a conferência de sua autenticidade. Os certificados também podem conter informações sobre quem emitiu o documento, se está válido e se ele já foi revogado.

O que é a tecnologia “em nuvem”?

A “Tecnologia em Nuvem” é um termo usado para descrever a possibilidade de acesso às redes de computadores e à internet através da nuvem. A nuvem, por sua vez, é uma metáfora usada para descrever a internet com um todo, baseada na ideia de que ela está disponível em todos os lugares, como um grande céu aberto.

A tecnologia em nuvem é usada para descrever aplicativos e serviços que são executados na internet e podem ser acessados de qualquer lugar.

O funcionamento dessa tecnologia ocorre com operadoras de grandes centros de processamento e armazenamento de dados oferecendo seus serviços para empresas ou indivíduos.

Esses últimos, usando a nuvem, não mais precisam manter uma infraestrutura própria para que suas ferramentas e aplicações funcionem devidamente.

O que é o certificado digital em nuvem?

Certificado digital em nuvem é um tipo de certificado eletrônico que pode ser armazenado, gerenciado e compartilhado totalmente online. 

Ele fornece uma maneira ainda mais conveniente para que as pessoas acessem seus documentos digitais, bem como para colaborar e compartilhar informações com outras pessoas.

Com esse modelo de certificado, as organizações podem emitir, revogar e gerenciar seus certificados de forma mais eficiente. A ferramenta também permite que os usuários acessem seus documentos de qualquer lugar com uma conexão à internet apropriada.

Uma solução moderna que traz liberdade e segurança para o seu dia a dia. Agora você não vai mais precisar utilizar mídias físicas (token ou cartão), podendo realizar todas as funções que você precisa de um certificado diretamente na tela do seu smartphone. Ou seja: você tem o controle do seu certificado digital na palma da mão!

Para que serve o certificado digital em nuvem?

Explicando de forma bem resumida, esse tipo de certificado é utilizado para garantir a autenticidade e a integridade de documentos digitais da maneira mais rápida e segura que conhecemos atualmente. Como estamos sempre com nossos aparelhos celulares prontos para serem utilizados, cada vez mais recursos são aplicados diariamente para esses dispositivos.

O Certificado Digital na Nuvem é um desses recursos e que também viabiliza as assinaturas e outras transações, na palma da sua mão e sem a necessidade de portar mídias, como o cartão ou token! Uma forma moderna de compartilhar informações confidenciais em um ambiente seguro por meio da internet.

Além disso, o certificado digital em nuvem pode ser usado para assinar documentos eletrônicos, permitindo que as pessoas verifiquem sua identidade online. Com ele, você vai levar toda a segurança que já era possível com o certificado digital convencional junto com você! Um pouco mais adiante, vamos abordar mais detalhes sobre as funcionalidades de um Certificado Digital em Nuvem.

Quem pode usar as facilidades de um certificado digital em nuvem?

Os certificados digitais, tanto aqueles oferecidos por meio da nuvem quanto os mais convencionais, podem ser utilizados por uma série de carreiras e profissões em diversos ambientes.

Já vimos como ele pode estar nos mais diversos ambientes, envolvendo de maneira mais completa e oferecendo mais segurança aos usuários, como no caso do seu uso nas autoescolas. A seguir, abordaremos as principais áreas para você ter uma melhor ideia de como essa ferramenta auxilia a vida de muitas pessoas e profissões. Confira!

Advogados

Para os advogados, o uso de um certificado digital acontece como uma ferramenta capaz de garantir a autenticidade da identidade eletrônica do advogado perante o sistema judiciário brasileiro.

Essa é uma das principais utilidades desse documento para a classe, permitindo que o profissional se identifique em qualquer processo eletrônico sem a necessidade de estar fisicamente presente.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.