Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como reconhecer firma online? Conheça mais sobre o serviço

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7

O reconhecimento de firma online permite autenticar documentos de maneira totalmente digital. Isso deixa o procedimento mais prático, otimizado, rápido e facilita a vida do cidadão, já que não será mais necessário ficar horas na fila do cartório para fazer a autenticação de documentos importantes.

Para realizar o reconhecimento de firma digitalmente é fundamental contar com o auxílio de um certificado digital para comprovar a sua identidade e evitar maiores contratempos. Continue a leitura do post para saber mais informações a respeito do assunto!

O que é reconhecimento de firma?

O reconhecimento de firma é realizado por um tabelião. Ele serve para certificar que aquela assinatura ou firma é realmente do indivíduo em questão. O reconhecimento não tem relação com o conteúdo presente no documento e, sim, com a autenticidade.

É possível realizar o reconhecimento por autenticidade ou por semelhança. No primeiro tipo é necessário a presença de um signatário, já que se trata de um reconhecimento que a assinatura será feita mediante o tabelião. Durante a etapa é necessário ter em mãos o registro de identificação e o cartão de assinatura.

No reconhecimento de firma por semelhança, o tabelião compara as duas assinaturas, ou seja, aquela que consta nos documentos, com a assinatura presente na ficha de firma do cidadão. É indicado para quando o cliente não pode comparecer ao local, já que sua presença é dispensada.

Como é feito o reconhecimento de firma online?

Atualmente, já é possível realizar o reconhecimento de firma online. A plataforma disponibilizada permite que a pessoa digitalize o documento para o tabelionato e assine eletronicamente. Dessa forma, a assinatura é reconhecida pelo especialista e, logo em seguida, o documento é enviado para os destinatários.

Como o certificado digital pode ser usado no reconhecimento de firma?

Para que o usuário tenha o reconhecimento da assinatura eletrônica, ele deve contar o certificado. Além do mais, o processo se torna mais rápido, menos burocrático e facilitado.

Isso acontece porque com certificado, a assinatura digital apresenta a mesma validade jurídica que a assinatura realizada à mão. Dessa forma, ao contar com ele você pode assinar diversos documentos sem sair da casa ou da empresa.

Quais são as vantagens do reconhecimento de firma online?

As vantagens proporcionadas pelo reconhecimento de firma online são inúmeras, já que o cidadão tem mais liberdade. Ele pode escolher entre ir a um cartório ou fazer o serviço de forma online. Agora é possível realizar essa transação de forma mais ágil, prática e segura.

Portanto, ficar por dentro do reconhecimento de firma online é essencial para aproveitar as facilidades garantidas pelo serviço. Ele foi criado com a finalidade de proporcionar mais rapidez e reduzir a quantidade de pessoas nas filas presentes no cartório. Saiba que o serviço oferecido é feito em poucos minutos e apresenta o mesmo valor que o físico. Sendo que o preço é de acordo com a lei estadual de cada região.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades. Estamos no Facebook e Instagram!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.