Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Pessoas homônimas: como identificar e diferenciar

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.3

Nomes homônimos são literalmente o mesmo nome, ou seja, o que diferencia essas pessoas são os seus documentos pessoais, como CPF, RG e Inscrição perante o INSS. Porém, em muitos casos, alguns problemas podem ocorrer, visto que certos operadores de sistema fazem confusão e acabam inscrevendo pessoas diferentes com o mesmo nome, gerando transtornos no que se refere a tempo previdenciário e outros fatores.

Somado a isso, esse assunto é muito delicado e pode desencadear diversos problemas, afinal existem situações constrangedoras nas quais pessoas são detidas por terem o mesmo nome, pagando por um crime não cometido. Logo, nesses casos é aconselhado fazer uma notificação extrajudicial.

Está gostando do assunto? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades acerca desse assunto!

O que são pessoas homônimas?

Em primeiro lugar, é válido frisar que pessoas homônimas são aquelas que têm um nome idêntico ao de outra pessoa. Muita gente acha divertida essa coincidência, porém, na verdade, ela é um impasse na comunicação e na organização de uma comunidade, afinal muitos erros podem ocorrer, como cobranças sendo enviadas para pessoas erradas e encomendas encaminhadas para endereços trocados.

Essa situação é bem recorrente no Brasil, pois existem vários nomes comuns, como João e Maria, que se repetem em toda a extensão do país. Logo, para comprovar isso, o IBGE possui uma ferramenta que ajuda na busca de nomes e avalia a sua popularidade do território brasileiro.

Como identificar e diferenciar pessoas homônimas?

Nesse caso, é usado o Certificado Digital como forma de identificar e diferenciar essas pessoas. Dessa maneira, é pedida ao indivíduo uma série de documentos comprobatórios da sua identidade, os quais serão registrados na base de dados da Autoridade Certificadora (AC).

Além disso, tem-se o uso da criptografia, que, por sua vez, é um protocolo extremamente seguro usado para evitar fraudes ou quebra de segurança por meio do Certificado Digital. Desse modo, são geradas chaves criptográficas, sendo uma pública e outra privada.

Como o certificado digital pode ajudar?

Nos dias atuais, o Certificado Digital é uma das principais ferramentas tecnológicas, pois visa solucionar problemas decorrentes de nomes homônimos. Nesse sentido, ele busca fazer uma pesquisa completa a fim de individualizar os usuários com rigor e precisão a fim de reduzir possíveis problemas na Justiça e na Receita Federal.

Somado a isso, para identificar pessoas, sejam físicas ou jurídicas, o Certificado Digital vai além dos nomes, ou seja, leva tudo em consideração, como data de nascimento, número de RG, título de eleitor, CNPJ, endereço e número de série.

Dessa forma, é possível gerar uma solução para esse problema tão recorrente que gera dor de cabeça para tanta gente. Portanto, o Certificado Digital tem colaborado na resolução desses impasses de maneira segura e confiável.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre nomes homônimos e os seus principais impasses, caso você tenha passado por uma situação desagradável ou conheça alguém que sofre por conta disso, indique o Certificado Digital para que tudo seja solucionado de forma segura.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e aproveite para ler um pouco mais sobre a renovação do Certificado.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.