Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Pix e Certificados Digitais: saiba qual é a relação entre eles

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.1

O Pix é uma ferramenta revolucionária para realizar pagamentos de forma segura e rápida. No entanto, apesar da facilidade, várias pessoas começaram a utilizá-lo em operações fraudulentas e golpes. Nesse contexto, o uso dos certificados digitais é muito importante para a segurança dos usuários.

Ele vai funcionar tanto na autenticação quanto na assinatura digital das mensagens. Tudo isso dentro das próprias recomendações do Bacen — Banco Central do Brasil.

Quer saber mais sobre Pix e certificados digitais? Continue a leitura!

O que é Pix e como funciona?

Basicamente, o Pix é um sistema de pagamento digital e instantâneo para uso nacional. Ele permite a realização de transferências entre diferentes bancos, 24 horas por dia e em poucos segundos.

Para isso, cada usuário terá uma chave que pode ser o CPF, número de celular ou e-mail. É possível ainda utilizar uma chave aleatória ou QR Code. Para fazer a transferência, basta informar a chave Pix do recebedor da quantia, digitar o valor e confirmar. Tudo isso sem taxas, a qualquer hora do dia!

É obrigatório o certificado digital ao usar o Pix?

Pix e certificados digitais se relacionam, pois há necessidade de garantir a identidade do usuário. Quando você faz uma operação, o banco deve informar ao Banco Central, pois essa instituição que certifica a identidade de todos os envolvidos na transação.

Dentre as utilidades para o certificado digital, podemos destacar sua função de agilizar essa confirmação. Além disso, ele também possibilita a criptografia dos dados.

Mas o uso do certificado é obrigatório? Essa é uma pergunta bastante recorrente. A certificação é obrigatória apenas para os bancos, demais instituições financeiras e ao próprio Banco Central. Eles e o Bacen são os responsáveis por garantir a segurança das operações.

Quais as vantagens de utilizar o certificado digital?

São muitas as vantagens da aplicação dos certificados digitais, como o Open Banking. Eles garantem a autenticidade das operações e identificação dos usuários. O dispositivo melhora a eficiência entre os sistemas, proporciona segurança nas transações e otimiza o tráfego e qualidade dos dados, além de facilitar a interoperabilidade.

Com o emprego do certificado digital, é possível criptografar as informações e tornar as transações rastreáveis. Desse modo, o Bacen tem mais controle sobre a operação, gerando mais força no combate a fraudes e golpes.

Como garantir transações seguras com Pix e certificados digitais?

O Pix é um sistema de pagamento ágil e prático. Por isso, é necessário redobrar os cuidados com a segurança das transações. Afinal, a cada dia surgem novas tentativas de fraude e golpe. Isso acontece devido ao caráter instantâneo das operações.

Nos modelos anteriores, havia um tempo entre a realização da transferência e sua compensação, de modo que era possível identificar os golpes antes que a transação fosse concretizada.

Com o Pix, o banco precisa de mais tecnologia, já que ele é o responsável pela segurança da operação financeira. Para isso, o Banco Central definiu algumas estratégias:

  • aplicação de assinatura digital que deverá ser registrada junto ao seu banco;
  • uso de certificados digitais com a finalidade de criptografar e garantir a autenticação;
  • emprego de HSM, dispositivos de criptografia derivados de hardwares, que servem para guardar as chaves dos certificados usados nas operações bancárias.

O Pix é um sistema de pagamento que vem movimentando o mercado e gerando muitas facilidades. No entanto, toda essa praticidade também leva à necessidade de investir em segurança para as transações. E é por isso que Pix e certificados digitais se relacionam com tanta intimidade.

Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades tecnológicas do mercado!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.