Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

O que é business intelligence: apresente esse diferencial para seu cliente

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Entender o que é o business intelligence é algo indispensável para as empresas de contabilidade que querem conquistar um diferencial competitivo. Afinal, poder guiar as estratégias e as decisões com base em um enorme volume de dados atualizados é uma grande vantagem.

O setor contábil já conta com um grande volume de dados que devem ser analisados para gerar relatórios de desempenho. Mas, com o uso da tecnologia, o volume é maior e os processo se tornam automatizados. Assim, o BI é a solução mais indicada para compilar esses dados e gerar soluções mais eficientes para as empresas e para os clientes.

Neste artigo, mostraremos o que é o business intelligence e como ele pode beneficiar os escritórios de contabilidade. Não deixe de conferir!

Como funciona o Business intelligence na contabilidade?

Assim como em diferentes setores e nichos, o uso do business intelligence (BI) na contabilidade serve para otimizar as tomadas de decisões e melhorar o faturamento dos escritórios. Com o uso de ferramentas especializadas, um escritório de contabilidade pode utilizar os dados coletados para criar estratégias que contribuam na gestão de todos os processos.

Além disso, os softwares de BI permitem que seja feita uma integração dos dados gerados, permitindo que todos os envolvidos no escritório compartilhem informações relevantes que beneficiem a todos. Ao transformar informações desorganizadas em relatórios de desempenho, o setor contábil pode reunir as informações para manter a saúde do negócio. Algumas dessas informações, são sobre os:

  • balanços;
  • relatórios;
  • receitas;
  • tributos.

Para que serve o business intelligence?

O business intelligence serve para coletar e armazenar informações sobre as operações de uma empresa para que seja possível gerar relatórios de desempenho que ajudem os gestores a tomarem decisões mais corretas, eficientes e otimizadas.

É uma forma muito eficiente de lidar com a grande quantidade de dados que as empresas estão recebendo nas transações e operações. De outra maneira, seria impossível analisar dados e informações com agilidade para encontrar as ações necessárias para criar um diferencial competitivo no mercado.

Como mostramos acima, um escritório contábil pode reunir o grande volume de informações sobre seus processo e clientes, para que sejam compartilhados com os envolvido e para que toda a estratégia seja baseada em dados reais e atualizados. As chances de tomar as decisões mais indicadas para o momento se tornam muito maiores.

Quais as vantagens do BI?

A orientação empresarial por meio de dados atualizados pode gerar vantagens competitivas para a contabilidade. Confira alguns dos principais benefícios do business intelligence. Acompanhe!

Otimização na tomada de decisão

Todas as decisões podem ser tomadas considerando o uso do BI na contabilidade. Isso, porque a enorme quantidade de dados gerados poderá indicar padrões, melhorias e otimizações que devem ser consideradas no momento de tomar determinadas decisões.

Com uma estratégia guiada por meio de dados atualizados e reais, os processos contábeis se tornam mais eficientes, o que gera mais segurança para o escritório e para os clientes.

Gerenciamento correto dos indicadores de performance

Para um bom processo de gestão, o uso do business intelligence se torna quase que indispensável. Afinal, os indicadores de performance se tornarão automatizados, terão um volume de dados muito maior para mostrar o desempenho do caminho percorrido e para fazer previsões de desempenhos futuros.

Estratégia guiada pela análise de dados

Um escritório que utiliza o BI, pode enxergar oportunidades, por meio de dados, que beneficiem seus clientes com muito mais chance de sucesso. Isso, porque com uma cultura BI, os dados passam a fazer parte do centro do negócio e as previsões e relatórios são mais completos, robustos e fáceis de compreender.

Integração e compartilhamento das informações

A confidencialidade de informações deve fazer parte do compartilhamento de dados das empresas. Como as ferramentas de BI proporcionam uma integração das informações, com segurança, é possível que todos os envolvidos autorizados possam acessar dados e relatórios que auxiliam no trabalho cotidiano.

Como esse processo muda a forma de apresentar e gerar informações para os clientes?

Com o uso do BI, é possível segmentar uma análise quantitativa específica ou geral para um cliente. Logo, de acordo com o objetivo traçado, é possível mapear os passos financeiros de uma empresa de um cliente, para que ele entenda como um determinado processo financeiro está desempenhado ao longo do tempo.

Além de poder contar com uma infinidade de dados, o cliente terá uma visualização muito mais fácil e compreensiva, já que é possível gerar relatórios completos e otimizados para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto.

Quais são os principais exemplos de aplicação do business intelligence?

Como é possível ver até aqui, o business intelligence pode contribuir muito para gerar informações relevantes que deem direcionamento para as estratégias e auxiliem na tomada de decisão, no setor contábil, existem algumas boas aplicações. Veja a seguir!

Análise tributária

Com o uso de ferramentas especializadas para BI, é possível entender muito melhor o quanto a empresa está gastando em impostos, e o quanto esse gasto está impactando nas atividades do empreendimento.

Controle orçamentário

Uma gestão empresarial é repleta de desafios, mas como o uso do BI, o empreendimento pode ter informações reais e em tempo real sobre o controle de custos, receitas e despesas para entender como melhorar esse controle e potencializar os lucros do negócio.

Projeção de resultados

Com dados, como os apresentados acima, fica muito mais fácil para os gestores realizarem análises preditivas. Com essa análise, os objetivos se tornam mais alcançáveis e as metas estipuladas muito mais realistas.

Desempenho econômico

Com a análise dos indicadores de desempenho performando de forma automatizada e com grande volume de dados relevantes, é mais viável fazer um planejamento de desempenho econômico voltado para um crescimento real, possível e atingível.

Todas as empresas contábeis devem saber o que é business intelligence para começar a implementar essa estratégia na cultura do escritório. Isso, porque com o uso de dados reais e atualizados, a tomada de decisão se torna mais eficiente, os processo mais otimizados e o entendimento sobre o negócio mais preciso. São muito os benefícios, sendo preciso que os clientes da empresa entendam como esse é um importante diferencial competitivo.

Se você quer ter resultados ainda melhores, conheça e indique agora mesmo o clube do revendedor.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.