Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Renda extra: confira as melhores dicas para começar!

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
4.3

A renda extra tem sido uma alternativa cada vez mais procurada por pessoas que querem complementar o seu salário, seja para atingir metas pessoais, tirar projetos do papel ou simplesmente aumentar a renda pessoal ou familiar.

Há uma série de atividades que podem ser colocadas em prática para obter uma renda extra. Inclusive, com o uso da tecnologia, é possível ganhar dinheiro sem sair de casa, por meio de programas de indicações e revenda de produtos ou serviços.

Neste artigo, vamos mostrar o caminho para quem está buscando um meio de obter uma renda extra. Além de listar os principais benefícios de colocar em prática uma estratégia nesse sentido, vamos apresentar dicas de atividades e orientações sobre como começar.

Você quer ter uma renda extra? Continue a leitura e descubra quais são os primeiros passos para colocar seus objetivos em prática!

Por que buscar uma renda extra?

Antes de começar a trabalhar com uma atividade extra, você precisa entender quais são as suas motivações pessoais.

A partir daí, você vai estabelecer uma estratégia que permita escolher a atividade certa, incluindo as novas tarefas na sua rotina, sem que elas prejudiquem suas demais obrigações.

Há diversas razões que podem fazer com que uma pessoa comece um trabalho buscando receber uma renda extra:

  • equilibrar as finanças em um momento de desequilíbrio do orçamento;
  • ter recursos disponíveis para realizar investimentos;
  • executar algum projeto pessoal como uma viagem ou a compra de um curso;
  • melhorar a qualidade de vida;
  • realizar um sonho pessoal como o de adquirir determinado bem;
  • quitar dívidas em geral; entre outros.

O objetivo pode variar muito de uma pessoa para outra. A ideia, de maneira geral, é que a renda adicional venha para complementar o orçamento pessoal ou familiar, ajudando a atingir determinado objetivo.

É importante ter em mente que, assim como em qualquer outra circunstância, é necessário ter disciplina para administrar os seus ganhos e, assim, conseguir atingir as metas e objetivos traçados.

A seguir, vamos explicar como ganhar uma renda extra por meio de diferentes atividades. Conheça mais sobre cada uma delas e entenda como elas podem auxiliar na busca pelos seus objetivos!

Como ganhar uma renda extra?

Provavelmente, você está perguntando: mas, afinal, como posso fazer para ganhar uma renda extra? Será que eu preciso ter curso superior e habilidades específicas? Ou será que há alternativas de atividades que podem ser realizadas sem formação ou treinamento especial?

A boa notícia é que existem inúmeros serviços que podem ser incluídos na sua rotina como meio de obtenção de renda extra. Muitos deles não exigem curso superior, abertura de empresa, tampouco habilidades específicas.

Naturalmente, há atividades possíveis que demandam formação e conhecimento especializado (falaremos também sobre elas), porém, não há restrições quanto a isso. Por exemplo, um professor de inglês precisa dominar o idioma para dar aulas particulares, porém, ao mesmo tempo, um parceiro de vendas de Certificados Digitais não precisa ter nenhum curso superior ou formação em área técnica específica.

Qualquer pessoa que queira ter uma renda extra poderá atingir os seus objetivos, desde que trabalhe com foco, organização e determinação. A seguir, listamos algumas ideias de renda extra para que você comece a planejar sua próxima atividade. Acompanhe para saber mais!

Parceiro de vendas de Certificação Digital

Tornar-se um parceiro para iniciar a venda de Certificados Digitais é provavelmente uma das formas mais simples de trabalhar para obter uma renda extra.

A pessoa interessada em atuar com Certificação Digital pode fazer uma parceria com a Serasa Experian para vender os Certificados Digitais da Autoridade Certificadora.

Entre as vantagens dessa modalidade está o fato de que qualquer pessoa pode participar: não há necessidade de ter empresa ou CNPJ, e não há consulta de crédito. Ou seja, até pessoas com restrições de crédito vinculadas ao seu nome conseguem atuar como parceiras da Serasa.

Para participar do Clube do Revendedor é simples. Os interessados preenchem um cadastro inicial e, depois, recebem um cupom de 10% de desconto para oferecer aos novos clientes.

Com mais de 23 mil participantes, o Clube é um programa que se baseia em pontuações. Ao final de cada venda, o parceiro ganha pontos e, a partir daí, tem três possibilidades:

  • acumular pontos;
  • sacar o valor em dinheiro;
  • trocar por prêmios.

Cada ponto equivale a um real, e a pontuação tem uma validade de 12 meses. Quanto mais você vender, mais pontos você consegue acumular.

Todas as informações sobre pontuação e solicitações de saque ou troca por prêmios podem ser acompanhadas em tempo real junto à plataforma oficial do programa.

Para quem busca uma renda extra, o Clube do Revendedor é a opção perfeita, já que ele foi criado justamente com o propósito de ajudar a melhorar as finanças dos seus parceiros.

O programa auxilia tanto aqueles que querem aumentar a renda como as pessoas que desejam adquirir os prêmios oferecidos na plataforma oficial.

Somado a isso, é importante destacar que o revendedor está trabalhando com um produto altamente vendável já que a Serasa Experian é uma marca muito conhecida, atuando há mais de 50 anos no segmento de serviços de informação.

A empresa é a primeira Certificadora do Brasil, o que agrega confiabilidade e segurança para os clientes. Em outras palavras, é muito mais fácil para o parceiro trabalhar com um produto amplamente aceito e reconhecido no mercado.

Qualquer pessoa interessada pode fazer um cadastro simples no site. Após a primeira indicação você já ganha 50 pontos e recompensas. Além disso, a Serasa Experian oferece conteúdos exclusivos no blog do Clube do Revendedor que vão ajudar você a abordar os clientes, além de explicar como funcionam os produtos.

Para quem está procurando uma renda extra e deseja trabalhar sem sair de casa, o Clube do Revendedor pode ser a opção ideal.

Dropshipping

Dropshipping é um termo que pode ser traduzido como “envio direto” ou “entrega direta”. Ele consiste em uma técnica na qual o revendedor comercializa itens que estão no estoque do fornecedor, ou seja, ele não precisa manter os produtos em um estoque pessoal.

Essa é uma prática amplamente utilizada por pessoas que desejam ter uma renda extra com a venda de produtos. Por meio delas, você divulga e venda de produtos que serão fornecidos e entregues por uma empresa parceira.

Assim, você só precisa comercializar e atender os clientes. Após a realização da venda, o fornecedor recebe o pedido e realiza o envio para o cliente em seu nome.

O lucro será a diferença entre o preço divulgado no seu e-commerce e o valor de venda do fornecedor.

O Dropshipping pode ser uma ótima opção para quem deseja ter uma renda extra. No entanto, é necessário investir no desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce e dedicar um tempo especial para a divulgação e atendimento dos clientes.

Assistente virtual

O assistente virtual executa as atividades de um secretário. Muitas empresas contratam profissionais freelancers para tais tarefas. Assim, a modalidade acaba sendo um alternativa interessante para quem deseja ter uma renda extra.

Na prática, o assistente executa atividades específicas para empresas ou pessoas físicas, auxiliando na organização da rotina.

As tarefas podem incluir: organização de agenda, atendimento de chat virtual, digitador de informações e dados, entre outras.

Para conseguir uma renda extra como assistente virtual, você pode buscar oportunidades em plataformas de ofertas de trabalho freelancer ou no próprio LinkedIn.

Tráfego pago

O tráfego pago é outro exemplo de atividade que pode oferecer uma ótima renda extra. Inclusive, muitas pessoas com conhecimento em social media têm nessa função a sua renda principal.

No tráfego pago, você faz anúncios para empresas e, em troca, recebe uma quantia em dinheiro. Para conseguir clientes, você vai ter que oferecer os seus serviços para empresas, daí a importância de ter uma base de conhecimento sobre o assunto.

Aulas particulares

Essa é uma opção bacana para quem tem domínio de idiomas e assuntos que possam interessar determinado público.

Uma pessoa com formação em português, matemática, geografia e outras matérias da grade curricular de ensino fundamental e médio pode oferecer aulas particulares de reforço para crianças, jovens e até adultos. Essas aulas são especialmente úteis para alunos que têm dificuldade ou que estão se preparando para provas, Enem e vestibular.

Somado a isso, as aulas de idiomas abrangem um público extenso, por isso, se você tem domínio de uma outra língua e habilidades para ensinar, pode dedicar algumas horas do seu dia às aulas particulares.

É importante saber que ministrar aulas particulares não é uma tarefa simples, pelo contrário, demanda tempo e dedicação. Além das horas dedicadas especificamente às aulas, você deverá também desenvolver materiais e eventualmente corrigir textos ou exercícios.

Tradução de textos

Você domina idiomas, mas não tem habilidade ou interesse em dar aulas particulares? Os serviços de tradução de textos podem ser a opção perfeita para você!

Muitas empresas e até pessoas físicas contratam este tipo de serviço, e a remuneração pode ser bem interessante, especialmente se você tiver proficiência na língua.

Mas atenção: geralmente, as empresas que contratam freelancers para realizar serviços solicitam a emissão de notas fiscais. Nesse caso, você vai precisar abrir uma empresa ou MEI para prestar os seus serviços de forma regulamentada.

Cuidador de animais

Essa é outra atividade que pode ser realizada por praticamente qualquer pessoa e que não exige formação superior ou conhecimento específico em alguma área.

Mas, para ser cuidador de animais, é preciso ter responsabilidade e gostar muito de bichos. Hoje, existem aplicativos específicos que permitem a contração de serviços de cuidados de animais. Você pode oferecer estadia na sua casa ou ainda se tornar um passeador, ou seja, ser responsável por levar cães para passear.

Aluguel de quarto

Outra forma de obter uma renda extra é por meio da locação de espaços na sua casa. Você mora em uma casa ou apartamento e tem um quarto desocupado? Anuncie o espaço em um aplicativo como o Airbnb e comece a ganhar dinheiro recebendo hóspedes.

Além dos aplicativos (considerados a opção mais segura), você também pode anunciar nas redes sociais ou em outras plataformas. Nesse caso, fique atento à questão da segurança. Procure se resguardar ao máximo e trocar informações importantes com a pessoa que fará uso do seu espaço.

Criação de canal no YouTube

A produção de conteúdo e compartilhamento de informações em grandes redes sociais têm se tornado uma ótima fonte de renda. Em alguns casos, pode até vir a ser a renda principal.

Se você tiver tempo e disponibilidade para se dedicar à produção do conteúdo, pode ser bacana criar um canal no YouTube. Por lá, há diferentes formas de ganhar dinheiro: anúncios, conteúdo patrocinado, canal pago, infoprodutos, entre outras.

Programa de indicações

Os programas de indicações são ferramentas usadas por empresas com o propósito de aumentar as vendas. Por meio desses programas, as organizações estimulam os consumidores a indicarem seus produtos e serviços. Em contrapartida, os clientes são remunerados pelas indicações.

Algumas redes sociais, como o TikTok, por exemplo, recompensam financeiramente os usuários que convidam amigos para fazer parte da rede social.

Há uma infinidade de programas de indicações divulgados na internet. Vale a pena pesquisar as alternativas disponíveis e avaliar aquelas que eventualmente se encaixam no seu perfil de interesse.

Para ter uma renda extra interessante, é importante que você consiga um volume considerável de indicações. Por isso, é necessário avaliar o tempo dedicado ao trabalho e o possível retorno que ele trará.

Artesanato

Por fim, não podemos deixar de mencionar outra atividade bacana para as pessoas que desejam ter uma renda extra e não sabem por onde começar.

Quem tem habilidades manuais e conhecimento sobre artesanato pode usar essa habilidade para ganhar dinheiro. A lista de produtos a serem vendidos é infinita: bijuterias, objetos de decoração, presentes temáticos para datas comemorativas, enfim, use a sua criatividade para criar e vender.

Até quem não sabe fazer artesanato pode usar o YouTube para aprender algo novo, usando o conhecimento adquirido para ter uma renda extra.

Como você pode viu, há uma série de atividades que podem ser colocadas em prática por quem deseja ter uma renda extra. Antes de escolher o que você deseja fazer, avalie o tempo que tem disponível para se dedicar a esse trabalho e suas habilidades.

Enquanto algumas atividades demandam conhecimento técnico específico, há outras que podem ser realizadas por praticamente qualquer pessoa. A parceira com a Serasa Experian é a alternativa perfeita para quem deseja ter uma renda extra oferecendo um produto de uma grande marca e ampliando as possibilidades de ganho.

Você quer começar a ter uma renda extra de forma rápida e descomplicada com uma parceria junto à Serasa Experian? Conheça o Clube do Revendedor e comece agora mesmo!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.