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Saiba como melhorar a sua aquisição de clientes em 6 passos

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Escrito por Certificado Digital
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A aquisição de clientes é uma atividade de muita importância para as empresas e envolve equipes fundamentais para um negócio, como as de marketing e vendas. A sigla CAC (Custo de Aquisição de Clientes) aparece constantemente nos termos empresariais, e não deve ser negligenciada pelos empreendedores.

Isso porque ela diz respeito ao resultado final entre o gasto para adquirir um cliente e o número de consumidores conquistados. Ainda assim, muitos empreendedores têm dúvidas quanto à maneira de fazer esse cálculo e como otimizar esse resultado.

Pensando nisso, preparamos este artigo completo para você saber o que é aquisição de clientes e como você pode melhorar os seus números, com 6 passos básicos. Confira!

O que é a aquisição de clientes?

Aquisição de clientes é o conjunto de ações necessárias para que uma empresa consiga alcançar, impactar e converter potenciais clientes em clientes efetivos de um negócio. Um bom processo de aquisição de clientes envolve as equipes de marketing e vendas em torno de um mesmo objetivo, que é conquistar novos consumidores para o negócio.

Essas estratégias devem conseguir:

  • impulsionar as vendas e a receita da empresa;
  • gerar reconhecimento da marca;
  • ser escaláveis;
  • atrair um bom volume de novos clientes;
  • manter baixo custo de aquisição de clientes.

O custo de aquisição de clientes (CAC) é a soma dos esforços financeiros necessários para uma empresa conquistar um novo cliente. Saber qual é o valor para a captação de consumidores é indispensável para que as empresas entendam qual é o retorno sobre o investimento para essa ação.

Como calcular o CAC?

O cálculo dessa importante métrica para as empresas é feito de forma relativamente simples. A empresa deve somar todos os gastos com a captação de público e dividir pelo número total de novos clientes adquiridos.

Além disso, é preciso estabelecer um período de mensuração. Por exemplo, quanto foi gasto para conquistar um novo consumidor e quantos se tornaram clientes em um período de três ou seis meses. Esse intervalo é estipulado de acordo com as necessidades de acompanhamento de cada negócio.

Como exemplo, podemos dizer que uma empresa gastou R$1.000,00 em esforços para a captação de novos clientes, e conseguiu atrair 10 novos consumidores. Nesse caso, o CAC foi de R$100,00 por cliente.

Entender se o CAC é positivo ou negativo varia de acordo com a empresa, pois dependerá do valor. Uma empresa de produtos de luxo pode conquistar poucos novos clientes, mas que costumam ter gastos elevados, que são condizentes com os valores dos produtos comercializados.

Ou seja, o CAC deve ser relacionado ao Lifetime Value (LTV) de cada negócio. Essa métrica verifica as despesas totais de um único cliente com uma marca. É preciso que seja calculado com base em todos os gastos que um cliente teve ao longo de todo o seu relacionamento com a marca.

Caso o CAC seja maior do que o LTV, a empresa precisa revisar os seus processos de aquisição de clientes para entender em que pontos deve realizar as mudanças necessárias para otimizar essa métrica.

Para o CAC, é fundamental considerar todos os gastos com as ações de marketing e vendas, e dividir pelo número de novos clientes conquistados. Ele deve ser feito da seguinte maneira:

CAC= (total de investimento em marketing + total investindo em vendas) / nº de novos clientes

Como melhorar a aquisição de clientes? Veja 6 passos

Existem muitas maneiras de otimizar os esforços necessários para aquisição de clientes, que devem ser observadas para que os lucros obtidos com eles sejam maiores do que o montante necessário para captá-los. Confira, agora, 6 passos para melhorar a aquisição de clientes no Clube do Revendedor e como melhorar o valor dos seus ganhos no final do mês.

1. Trace uma estratégia de marketing

Os esforços de marketing são de grande relevância para essa métrica e impactam diretamente a aquisição de clientes. Afinal, é o conjunto de atividades dessa área que vai despertar o interesse e converter potenciais clientes em clientes efetivos.

Logo, um passo muito importante para melhorar o desempenho da captação de clientes é criar estratégias eficientes e que possam ser frequentemente mensuradas. Com um bom planejamento do setor, a empresa passa a atuar com etapas para as ações de divulgação em que o lead (potencial cliente) vai percorrer um funil de vendas (topo, meio e fim) para que a sua jornada de compras seja completa e otimizada.

2. Defina uma persona

Entender muito bem sobre o público consumidor da marca é outra ação importante para otimizar a sua aquisição de novos clientes. Isso porque ao descobrir quais são os desejos e as necessidades do seu público, torna-se possível criar uma persona do negócio.

Com isso, a empresa saberá como melhorar e aproveitar as estratégias de marketing, e o setor de vendas poderá dialogar diretamente com as necessidades dos clientes. Dessa maneira, os esforços financeiros têm muito mais chances de gerar retorno sobre os investimentos.

3. Trabalhe o brand

Consolidar a marca na mente dos consumidores é outra forma muito eficiente de melhorar as conversões. Quando adquirem uma boa percepção da marca, por meio de um branding bem realizado, as chances de fazer negócios com a empresa são muito maiores, e os recursos necessários para captá-los são bem menores. Para isso, é necessário que a empresa se torne relevante para os seus potenciais clientes.

4. Use as mídias sociais

Por contar com uma base de usuários ativos muito grande e oferecer um alcance enorme para as marcas, as redes sociais se tornaram importantes ferramentas de aquisição de clientes. Além disso, mesmo sem gastar dinheiro com a publicidade paga nas plataformas, é possível obter bons resultados.

5. Controle as finanças

Implementar uma cultura de mensuração de resultados é um fator indispensável para controlar as finanças e entender o que aumenta a rentabilidade do negócio. Portanto ao fazer um correto monitoramento financeiro de marketing e vendas, fica muito mais fácil entender como está a aquisição de novos clientes com base em dados reais e atualizados.

6. Diversifique as suas vendas

Os diferentes canais disponíveis são opções muito viáveis para diversificar as vendas e conseguir novas formas de captar e converter novos consumidores para o negócio. Estratégias de marketing digital, como uso de redes sociais, site, blog e plataformas de vendas são algumas das maneiras de ampliar os negócios, além de contar com excelentes ferramentas tecnológicas.

Recursos como os oferecidos pelo Clube do Revendedor, por exemplo, ajudam a melhorar o índice de novos clientes conquistados. É importante ressaltar para a sua base de contatos que ele permite a simplificação da formalização de pequenos negócios, com a possibilidade de oferecer documentos digitalizados e evitar os riscos de vender sem nota fiscal.

A aquisição de clientes é uma das atividades mais importantes para um negócio e deve ser vista com muita atenção pelas empresas. Ao entender essa estratégia, é possível saber o que deve ser mudado e o que está gerando resultados positivos. Portanto, utilize os 6 passos apresentados neste artigo para conseguir conquistar cada vez mais clientes, com menos investimentos.

Aproveite a leitura e conheça mais sobre o Clube do Revendedor e como ele pode ajudar a alavancar suas finanças.

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