Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Com resolução do Conselho Nacional de Trânsito, documentos de veículos passam a ser digitais

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6.5

Medida vale para veículos registrados a partir de 4 de janeiro de 2021

Já está em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que instituiu a digitalização dos documentos dos veículos — o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o comprovante de transferência de propriedade (antigo DUT). Na prática, isso significa que não será mais preciso carregar os documentos físicos do veículo.

Com as mudanças, o CRV e o CLA serão integrados ao Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e). Já o DUT se desvincula do CRV e passa a se chamar Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). A medida faz parte das iniciativas de desburocratização dos serviços governamentais e visa facilitar a vida dos cidadãos.

A regra vale para veículos registrados a partir de 4 de janeiro de 2021. Documentos expedidos antes disso, impressos em papel-moeda verde, continuarão valendo. A expectativa é que, em breve, todos os órgãos de trânsito deixem de usar o papel-moeda, gerando economia para o país.

O CRLV-e estará disponível em formato digital após a quitação de todos os débitos, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, pelo celular, no portal do Denatran ou pelos canais de atendimento dos Detrans. O proprietário de veículo também poderá imprimir o documento em papel A4 comum, branco, que terá o QR Code de segurança, válido para fiscalização.

Como baixar o CRLV digital

Para baixar o aplicativo do CRLV-e, o usuário precisa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code (emitidas a partir de 01/05/2017) e de um smartphone.

Confira abaixo o passo a passo para a ativação do CRLV-e:

  • instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” no seu telefone, disponível nas lojas Google Play e App Store;
  • realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
  • ativar a conta por meio do link enviado para o e-mail cadastrado;
  • para obter a CNH Digital, o usuário deve validar o seu cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran com o uso do certificado digital ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
  • para adicionar o documento CRLV Digital, não é necessário realizar a validação do cadastro, basta informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT);
  • gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);
  • adicionar a versão digital dos documentos (CNH Digital e/ou CRLV Digital);
  • visualizar os documentos adicionados.

Vale reforçar que quem tem um certificado digital como o e-CPF da Serasa Experian pode habilitar sua CNH Digital sem precisar comparecer a uma unidade de atendimento do Detran, habilitando o documento diretamente pelo portal do Denatran.

Você pode adquirir seu e-CPF na Serasa Experian com total praticidade e conforto pela Serasa Experian. Ficou interessado e quer saber mais? Acesse o site Serasa Experian Certificado Digital e confira todas as informações!

 

Leia também:

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.