Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

e-CNPJ: descubra como o certificado digital te ajuda a se preparar para os grandes eventos do varejo

Avatar
Escrito por Certificação Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
3.2

Você já conhece os benefícios do e-CNPJ para os grandes eventos do varejo? O Certificado Digital é fundamental em um negócio porque diversas situações podem ser rapidamente solucionadas com seu uso. Ele consiste em um documento eletrônico com validação jurídica, que permite que serviços possam ser feitos por meio da internet.

Nesse sentido, é válido ressaltar que com ele o gestor de uma empresa consegue agilizar os processos e diminuir diversos gastos internos. O Certificado Digital também garante a segurança, a validade jurídica e a confiabilidade de informações importantes do negócio.

O e-CNPJ, por exemplo, é o certificado para as empresas. Com ele, diversos documentos e contratos podem ser assinados de maneira segura e sem maiores contratempos. Continue a leitura e saiba como ele pode ajudar a sua empresa durante os grandes eventos do varejo.

O que é e-CNPJ?

O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ. Estamos falando de um Certificado Digital que permite a identificação e o trabalho no meio digital de pessoas jurídicas (PJ). Por meio dele, a troca de informações ocorre de maneira segura.

As empresas podem usar o e-CNPJ em várias situações do dia a dia, a fim de simplificar as tarefas burocráticas e reduzir gastos operacionais e legais. Além disso, é possível enviar informações fiscais por meio da internet e, assim, cumprir com os prazos estabelecidos pelos órgãos competentes, tendo uma boa relação com a Receita Federal.

Com o e-CNPJ, a pessoa jurídica pode cadastrar procurações, fazer certidões no site da Receita, atualizar cadastros, acompanhar processo tributário pela internet, entre outras atividades.

Quero meu e-CNPJ! 

Por que o e-CNPJ é importante? 

Contar com Certificado Digital e-CNPJ é necessário porque valida a sua assinatura. A importância é percebida quando analisamos que as organizações precisam enviar constantemente diversos documentos fiscais, previdenciários, tributários, entre outros.

Os negócios que apresentam mais de dois colaboradores e se enquadram nos regimentos tributário Lucro Real e Lucro Presumido são obrigados a ter um certificado porque algumas obrigações exigem sua utilização, Já as empresas do Simples Nacional que têm mais de três funcionários precisam da certificação para retirar cupons fiscais. Além disso, o e-CNPJ é importante por suas inúmeras vantagens, que veremos a seguir.

  • Diminuição de questões burocráticas 

Toda vez que houver a necessidade de reconhecer firma ou de fechar um contrato, é necessário que o empreendedor vá em um cartório. Essa prática apresenta diversos custos e trabalhos. No entanto, com a utilização do certificado e-CNPJ os gastos e a burocracia são reduzidos de forma significativa.

Além disso, o Certificado Digital diminui os custos com nota fiscal em papel, que passa a ser emitida de forma eletrônica e sem necessidade de emissor de cupom fiscal.

  • Segurança

O e-CNPJ apresenta todas as informações relacionadas à sua empresa. Assim, por meio dele é possível comprovar a identidade do seu negócio no mercado. Com o uso do Certificado Digital, as operações feitas de forma online são criptografadas.

Dessa forma, ao ter um e-CNPJ o gestor envia os dados cifrados, que serão processados pelo receptor do destinatário em uma mensagem legível. Para isso ocorrer, é fundamental ter uma chave correta.

Sendo assim, é perceptível que a tecnologia proporciona mais segurança no envio de informações das empresas às instituições fiscalizadoras. Isso impede que hackers consigam roubar as informações de seu empreendimento.

  • Sustentável

Hoje em dia, é fundamental buscar meios de conseguir ter ações mais sustentáveis dentro da empresa. Sendo que uma delas é por meio do Certificado Digital. Com a sua utilização não é mais necessário imprimir diversos documentos para resolver questões burocráticas, já que tudo pode ser solucionado de forma online. Isso evita o consumo exagerado de papéis e otimiza a rotina dos colaboradores.

Dessa forma, é preciso ressaltar que essa estratégia mostra a preocupação da sua organização com os recursos naturais para as gerações futuras. Uma instituição jamais pode se preocupar apenas com o lucro, é necessário que exista um cuidado ambiental para ela que ela consiga se destacar no mercado.

  • Validade jurídica

Os documentos assinados de forma digital apresentam a mesma validade e garantias legais do que os assinados à caneta. Isso quer dizer que, ao fazer uma assinatura digitalmente, o documento tem validade jurídica, apresentando os dados relacionados à empresa.

É necessário ressaltar que, para obter todas as vantagens mencionadas, é preciso que o e-CNPJ seja emitido por uma Autoridade Certificadora. Caso isso não seja feito, o certificado não terá validade e você não poderá usá-lo.

Como um Certificado Digital pode ser útil em datas comerciais?

O Certificado Digital e-CNPJ apresenta diversos benefícios para as empresas. Dessa maneira, seu empreendimento precisa utilizá-lo para conseguir se destacar no mercado e aproveitar as oportunidades proporcionadas pelas datas comerciais, como o Dia dos Pais, a Black Friday, o Natal, entre outras que acontecem no decorrer do ano.

Durante essas comemorações, as vendas aumentam de forma significativa e diversas operações precisam ser realizadas de maneira otimizada, como o envio de contrato para um fornecedor. Com o e-CNPJ, os documentos são assinados e preenchidos da própria empresa e logo em seguida enviados. Isso facilita a compra e a entrega de novas mercadorias.

Durante as datas especiais, não é nada satisfatório que o gestor saia da loja para resolver algum contratempo que pode ser solucionado rapidamente com e-CNPJ. Isso porque pode levar tempo e afetar o desempenho da loja. Momentos de alta nas vendas exigem rapidez e eficiência para cumprir prazos e demandas, sem comprometer o fluxo nem a experiência do cliente.

Como ter um e-CNPJ?

Para ter um e-CNPJ, é obrigatório procurar uma das Autoridades Certificadoras Habilitadas (AC) pela Receita Federal do Brasil. O primeiro passo que deve ser seguido é escolher o modelo oferecido pela AC, entendendo qual certificado é mais adequado às suas necessidades.

Depois do pagamento, é preciso marcar uma validação presencial do representante legal da organização em um dos locais de atendimento da Autoridade Certificadora. Saiba que nesse momento é crucial ter em mãos os documentos do representante legal e da empresa.

No caso do representante legal, é preciso levar o CPF, um documento de identificação e comprovante de residência no nome do titular. Já no caso da empresa, é imprescindível o cartão do CNPJ recente, documento de eleição da diretoria atual, alterações contratuais e documentos de constituição, que podem ser o contrato social, o estatuto ou o requerimento de empresário.

Em conclusão, um Certificado Digital e-CNPJ é capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento e crescimento da empresa, visto que ocasiona uma maior organização, segurança e agilidade nos processos. Nesse contexto, é vital escolher uma Autoridade Certificadora que tenha credibilidade no mercado, já que ela fará a instalação de um certificado conforme o seu desejo.

Como vimos, investir em um certificado traz várias vantagens, incluindo redução de custos, otimização, facilidade para fechar contratos e emitir notas, além de aumento nas vendas. Por isso o e-CNPJ se torna um diferencial competitivo do negócio

Gostou das informações deste artigo? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito dos benefícios e a implementação do Certificado Digital em seu negócio e adquira o seu!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.