Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Carteira CRC: tire as suas dúvidas sobre o documento

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6.7

Muitos profissionais atuam mediante a inscrição em órgãos e em conselhos. A carteira CRC (Conselho Regional de Contabilidade), por exemplo, é o que permite que o contador atue porque é o documento que o identifica e o habilita.

Você sabia que, para exercer a atividade, é necessário tal registro? Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o assunto!

O que é a carteira CRC?

É o documento que o profissional que se formou em Ciências Contábeis precisa ter para exercer as suas atividades. Ela pode, inclusive, substituir o documento de identificação porque é também uma carteira funcional.

O registro tem proteção jurídica e institucional em todo o território brasileiro e está devidamente regulado pelo artigo 18, disposto no Decreto Lei nº 9.295/1946. Além disso, conta com previsão no Conselho de Contabilidade, no artigo 22 da Resolução nº 1.370/2011.

Para que serve a carteira CRC?

A CRC comprova para as instituições e para terceiros a legitimidade do profissional. Em outras palavras, ter o registro significa ter habilitação para desempenhar o trabalho enquanto profissional contábil. Ou seja, faz parte da concretização da formação acadêmica e o contador precisa tomar esse passo importante.

Sendo assim, se o contador não solicita a emissão da carteira CRC, desperdiça oportunidades de se concretizar no mercado profissional.

Quem tem acesso ao documento?

Em razão de a carteira CRC ter relação direta com a contabilidade, somente podem se registrar aqueles que têm formação em Ciências Contábeis. Assim, o bacharel ou o técnico podem se registrar tranquilamente, mas o estudante não tem autorização para a emissão. Eles podem apenas acompanhar a atuação de outro profissional inscrito.

Como funciona a carteira CRC?

Ela funciona para a autenticidade da profissão, como dito. Mas, na rotina de trabalho, você precisa estar atualizado, principalmente se for atender a clientes que pretendem vender na Internet. Nesse sentido, é pertinente que o contador preste serviços de informação quanto às implicações comerciais online.

É a tendência de mercado atual e é um diferencial entender as Certificadoras Digitais e a Lei de Proteção de Dados, por exemplo. Isso porque, a cada dia, as empresas prezam pela inovação e precisam acompanhar os avanços tecnológicos.

Como pode ser emitida?

A emissão e o processo de registro no Conselho Regional de Contabilidade podem alternar a depender do Estado em que você reside.

Dessa forma, a melhor orientação é buscar acesso no site do conselho do estado onde você mora e obter as informações necessárias. No entanto, normalmente, é requerido que o solicitante preencha um formulário com alguns dados. Além disso, ele deve anexar alguns documentos, que habitualmente são:

  • uma foto recente no formato 3×4;
  • o diploma do curso de Bacharel em Ciências Contábeis (proferido por órgão/instituição de ensino autorizada);
  • o Registro Geral;
  • o CPF;
  • a certidão de regularidade militar, se for o caso;
  • o título de eleitor;
  • alguma demonstração de regularidade perante a Justiça Eleitoral;
  • um comprovante de residência.

Conseguiu entender a importância de tirar a carteira CRC? Sem ela, os caminhos na carreira ficam estreitos e impedem você de alcançar o sucesso. Portanto, não perca tempo e procure informações no conselho da sua região!

Em nosso blog, você fica por dentro de muitos assuntos sobre gestão, certificação e identidade digital. Então, compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas também tenham essa oportunidade e continue acompanhando o nosso conteúdo!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.